“Pérola” revolucionária pode tratar várias doenças oculares

Imagem da notícia: “Pérola” revolucionária pode tratar várias doenças oculares

Chama-se ineye® e suporta uma tecnologia de libertação de fármacos e outras moléculas com atividade terapêutica nas mais diversas patologias oculares.

É uma tecnologia pioneira que permite a libertação química de uma forma prolongada e controlada que está a ser desenvolvida por um grupo de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).

Semelhante a uma pérola, na forma, cor e valor que tem para a oftalmologia, a tecnologia poderá chegar ao mercado dentro de três anos. Neste âmbito, o projeto foi financiado com 230 mil euros para “otimizar o processo de preparação do dispositivo, não só ao nível do fabrico mas também avaliar qual o processo de esterilização mais eficaz e seguro” – assevera o investigador Marcos Mariz.

Acrescenta que “atualmente, a administração da maioria dos fármacos continua a ser feita através de gotas, num processo que exige destreza, (…) esta tecnologia terá um grande impacto no tratamento de doenças como o glaucoma”.

O ineye®, que já tem patente nacional, tem vindo a obter várias distinções e está a concorrer para o patenteamento internacional.

Saiba mais aqui.

11 Abril 2018
Oftalmologia

`

Notícias relacionadas

“Oftalmologia Pediátrica para todos” em debate

“Oftalmologia Pediátrica para todos: Refração na Criança” é o tema do próximo webinar das Quartas da SPO, que irá decorrer a 28 de fevereiro, pelas 21h30. O tema é proposto pelo Grupo Português de Estrabismo e Oftalmologia Pediátrica.

Ler mais 9 Fevereiro 2024
Oftalmologia