Vitamina A atrasa o progresso da retinite pigmentosa

Imagem da notícia: Vitamina A atrasa o progresso da retinite pigmentosa

Estudos indicam que a vitamina A pode atrasar a perda gradual da visão periférica em crianças, sendo este o principal sintoma da retinite pigmentosa.

A afirmação tem por base um estudo que incluiu 55 pacientes com esta patologia que tomaram suplementos orais de vitamina A, enquanto que outros 25 pacientes não foram tratados e serviram de controlo. Os indivíduos foram acompanhados entre 4 a 5 anos.

A suplementação de vitamina A foi, aproximadamente, associada com 50% de desaceleração da taxa exponencial média de declínio da amplitude do eletrorretinograma do cone de campo total em comparação com os indivíduos de controlo.

Os resultados sugerem que a vitamina A pode ser útil para retardar a progressão da retinite pigmentosa em crianças. Particularmente, o suplemento de vitamina A pode ser benéfico para crianças com alto risco de doença agressiva.

Saiba mais aqui.

13 Abril 2018
Oftalmologia

PUBLICIDADE
250
`

Notícias relacionadas

Cirurgia de catara mostra melhorias significativas

O Health Cluster Portugal acabou de publicar um novo relatório que revela que 91% dos doentes que foram submetidos a cirurgia de catarata reportaram melhorias em todas as dimensões da visão avaliadas e na qualidade de vida.

Ler mais 6 Dezembro 2024
Oftalmologia

SPO dá apoio científico ao projeto FIND

O objetivo principal é o de "proporcionar um meio fácil, rápido e gratuito de rastreio de mucopolissacaridoses (MPS) em populações de risco, isto é, em pessoas com clínica sugestiva ou que possuam familiares afetados com uma MPS".

Ler mais 4 Novembro 2024
Oftalmologia