Vitamina A atrasa o progresso da retinite pigmentosa

Imagem da notícia: Vitamina A atrasa o progresso da retinite pigmentosa

Estudos indicam que a vitamina A pode atrasar a perda gradual da visão periférica em crianças, sendo este o principal sintoma da retinite pigmentosa.

A afirmação tem por base um estudo que incluiu 55 pacientes com esta patologia que tomaram suplementos orais de vitamina A, enquanto que outros 25 pacientes não foram tratados e serviram de controlo. Os indivíduos foram acompanhados entre 4 a 5 anos.

A suplementação de vitamina A foi, aproximadamente, associada com 50% de desaceleração da taxa exponencial média de declínio da amplitude do eletrorretinograma do cone de campo total em comparação com os indivíduos de controlo.

Os resultados sugerem que a vitamina A pode ser útil para retardar a progressão da retinite pigmentosa em crianças. Particularmente, o suplemento de vitamina A pode ser benéfico para crianças com alto risco de doença agressiva.

Saiba mais aqui.

13 Abril 2018
Oftalmologia

`

Notícias relacionadas

Projeto inovador da ULS Santa Maria destacado a nível mundial

O projeto pioneiro da Unidade Local de Saúde de Santa Maria (ULSSM) para rastreio de glaucoma através de um programa de inteligência artificial foi eleito para abrir os trabalhos do Congresso Mundial dos Hospitais, que decorrerá em setembro, no Rio de Janeiro.

Ler mais 21 Agosto 2024
Oftalmologia

Programa Vision as Needed na Damaia

A OneSight EssilorLuxottica Foundation e a Cáritas Portuguesa dão continuidade ao Programa “Vision as Needed”, desta vez em Lisboa. Na passada sexta-feira (21 junho), pelas 10h30, na Cáritas Paroquial da Damaia decorreram ações de rastreio, seguindo-se, no dia 27, as consultas para os que evidenciarem necessidade de óculos.

Ler mais 24 Junho 2024
Oftalmologia