A evolução da oftalmologia refletida por João de Deus
![Imagem da notícia: A evolução da oftalmologia refletida por João de Deus](https://www.oftalpro.pt/wp-content/uploads/2018/04/23A3385-e1524823452232-768x768.jpg)
João de Deus, presidente da Associação Europeia de Médicos Hospitalares e membro do Conselho Nacional da Ordem dos Médicos, foi distinguido como uma das personalidades mais influentes na área da saúde a nível mundial na categoria Associações e Federações.
Em entrevista à OftalPro, João de Deus fala-nos um pouco sobre a evolução da oftalmologia entre gerações.
OftalPro: Desde os velhos tempos da sua licenciatura, considera que a oftalmologia está muito diferente ao nível do diagnóstico e da terapêutica?
João de Deus: Eu diria que não tem nada a ver (risos). Está completamente diferente para melhor. Desde que comecei a fazer oftalmologia há 30 anos, tudo mudou. A própria feitura dos óculos, os componentes das lentes, técnicas de cirurgia refrativa e cataratas, correção da miopia e astigmatismo, lentes multifocais, é uma revolução. Quase com certeza absoluta que é a especialidade que mais evoluiu.
OF: A dependência das pessoas em relação aos aparelhos tecnológicos representa um enorme desafio para o setor. Concorda?
JdD: Claro que sim, mas isso tem uma vertente positiva e negativa. Fiz parte do grupo de trabalho que criou a rede de referenciação de oftalmologia. No último estudo fiquei com o grupo de trabalho referente aos erros refrativos. Obviamente que durante os estudos para realizar o texto final, percebi que a percentagem de míopes, a nível mundial, aumentou muitíssimo desde a década de 90, provocado pelo facto de utilizarem bastante a visão de perto. A parte positiva é que a utilização destas novas tecnologias são utilizadas para estimular determinado tipo de patologias, nomeadamente na área pediátrica.
Conheça a entrevista completa na OftalPro 40.
19 Abril 2018
Entrevistas