David Martins acredita que “todos somos importantes para o nosso doente”

Imagem da notícia: David Martins acredita que “todos somos importantes para o nosso doente”

Realçando a importância das carreiras médicas no estímulo ao desenvolvimento e adesão ao Sistema Nacional de Saúde, relativamente às quais David Martins considera essencial que sejam ponderadas e implementadas efetivamente e sem atrasos, o médico declara os seus pensamentos numa longa conversa com a OftalPro.

OftalPro: É fundamental haver uma cooperação conjunta entre todos os intervenientes da oftalmologia, entre médicos, técnicos de ortóptica, enfermeiros e farmacêuticos?

David Martins: O meu ponto de vista relativamente ao trabalho de equipa entre todos os intervenientes na observação, diagnóstico e tratamento dos doentes, qualquer que seja a área de especialidade e em particular na oftalmologia, é já bem conhecido: a cooperação entre os médicos de medicina geral e familiar, os oftalmologistas, os anestesiologistas, os técnicos de ortóptica, os enfermeiros, os farmacêuticos, é fundamental para que o resultado final seja de excelência. Todos temos a ganhar com a partilha de experiências e conhecimentos. Nenhum de nós tem o dom da onisciência, onipresença ou onipotência. Todos somos importantes para o nosso doente. Não gosto do termo utente/cliente.

Conheça a entrevista completa na edição 41 da OftalPro.

7 Maio 2018
Entrevistas

`

Notícias relacionadas

“A verdadeira visão vem da mente”

Quem o diz é Tarris Marie, autora estreante do livro Blaque Pearle e criadora artística, que foi diagnosticada com a doença de Stargardt aos 30 anos. Para ela o mundo é atualmente um espaço de “possibilidades infinitas” que lhe fez encontrar novos caminhos.

Ler mais 22 Abril 2024
Entrevistas

“Temos a missão de simplificar a saúde”

A DocBay surge em 2023, numa ideia que nasce da necessidade de trazer "software moderno para simplificar a área da saúde, marcada por complexidade, tanto na experiência de acesso à saúde para o paciente como no trabalho do médico".

Ler mais 18 Abril 2024
Entrevistas