Devemos temer pelo futuro dos jovens médicos?

Imagem da notícia: Devemos temer pelo futuro dos jovens médicos?

Com uma carreira de 40 anos dedicada ao Serviço Nacional de Saúde (SNS), David Martins manifesta a sua apreensão sobre o tema no panorama português. Realça a importância das carreiras médicas no estímulo ao desenvolvimento e adesão ao SNS, relativamente às quais considera essencial que sejam ponderadas e implementadas efetivamente e sem atraso.

OftalPro: Teme pelo futuro dos jovens médicos?

David Martins: Os hospitais públicos, as urgências hospitalares, os serviços hospitalares, os jovens médicos, os enfermeiros, os técnicos e todos os que se formam na área da saúde nas diversas vertentes têm o seu futuro incerto e muitas vezes comprometido. Tantos profissionais que por diversas razões seguem para outros países à procura de soluções, muitos com elevada formação técnica, científica e humana! Presencio um desmembramento dos serviços que outrora eram paradigma de trabalho de equipa e formação articulada e integrada. Os profissionais de saúde que permanecem, trabalham nos limites e têm que abraçar projetos extra para cumprirem com as suas responsabilidades familiares.

É necessário e urgente que a política estude e responda a estes desafios. Bem sei que a saúde é onerosa. A evolução científica aumentou a esperança de vida e tudo o que essa realidade envolve. Penso também que todos, mesmo todos, nós que estamos no terreno, mas também a população em geral, devemos pensar em conjunto e cooperar para que a resposta seja encontrada.

24 Maio 2018
Entrevistas

`

Notícias relacionadas

“A oftalmologia é uma especialidade apaixonante”

Fernando Silva nunca tinha pensado em ser médico oftalmologista até à altura de escolher a especialidade. Uma coisa sabia: queria uma profissão que pudesse aliar a parte médica à área cirúrgica. Entre algumas opções, a oftalmologia pareceu-lhe a escolha acertada. E, hoje, não se arrepende da decisão que tomou há 22 anos.

Ler mais 12 Junho 2019
Entrevistas

Fernando Silva em entrevista

Fernando Silva nunca tinha pensado em ser médico oftalmologista até à altura de escolher a especialidade. Uma coisa sabia: queria uma profissão que pudesse aliar a parte médica à área cirúrgica.

Ler mais 24 Maio 2019
Entrevistas

“Envolvam-se nos projetos da SPO Jovem”

A nova equipa da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) Jovem é composta por 10 elementos, de vários pontos do país, sob a coordenação de João Barbosa Breda. Em entrevista, o jovem médico oftalmologista disse-nos quais são as ambições para este mandato.

Ler mais 25 Março 2019
Entrevistas