Devemos temer pelo futuro dos jovens médicos?

Imagem da notícia: Devemos temer pelo futuro dos jovens médicos?

Com uma carreira de 40 anos dedicada ao Serviço Nacional de Saúde (SNS), David Martins manifesta a sua apreensão sobre o tema no panorama português. Realça a importância das carreiras médicas no estímulo ao desenvolvimento e adesão ao SNS, relativamente às quais considera essencial que sejam ponderadas e implementadas efetivamente e sem atraso.

OftalPro: Teme pelo futuro dos jovens médicos?

David Martins: Os hospitais públicos, as urgências hospitalares, os serviços hospitalares, os jovens médicos, os enfermeiros, os técnicos e todos os que se formam na área da saúde nas diversas vertentes têm o seu futuro incerto e muitas vezes comprometido. Tantos profissionais que por diversas razões seguem para outros países à procura de soluções, muitos com elevada formação técnica, científica e humana! Presencio um desmembramento dos serviços que outrora eram paradigma de trabalho de equipa e formação articulada e integrada. Os profissionais de saúde que permanecem, trabalham nos limites e têm que abraçar projetos extra para cumprirem com as suas responsabilidades familiares.

É necessário e urgente que a política estude e responda a estes desafios. Bem sei que a saúde é onerosa. A evolução científica aumentou a esperança de vida e tudo o que essa realidade envolve. Penso também que todos, mesmo todos, nós que estamos no terreno, mas também a população em geral, devemos pensar em conjunto e cooperar para que a resposta seja encontrada.

24 Maio 2018
Entrevistas

PUBLICIDADE
250
`

Notícias relacionadas

“A Optiforum tornou-se um agente de mudança”

Gerida por António Borges e Sónia Velosa, a Optiforum comemora 33 anos de história em 2024. Criada desde 1991, a Optiforum é uma empresa que fornece produtos e serviços de contactologia para óticas, clínicas e hospitais.

Ler mais 12 Dezembro 2024
Entrevistas