O melhor artigo científico da Harvard Medical School é português

Imagem da notícia: O melhor artigo científico da Harvard Medical School é português

O melhor artigo científico da Harvard Medical School na área da oftalmologia é português e é da Inês, outra vez. A médica e investigadora Inês Laíns venceu, pelo segundo ano consecutivo, o prémio de melhor artigo científico na área da oftalmologia da Harvard Medical School. A médica e investigadora dedica-se ao estudo do diagnóstico da principal causa de cegueira em pessoas acima dos 50 anos.

O prémio foi entrege a 8 de junho pela Harvard Medical School, instituição norte-americana onde Inês Laíns desenvolve investigação sobre a degenerescência macular relacionada com a idade (DMI).

A investigadora de 32 anos está a trabalhar numa nova técnica com resultados muito encorajadores que mostram como as pessoas com DMI apresentam diferenças numa análise ao sangue, quando comparadas com pessoas da mesma idade que não a têm.

Esta doença precisa de ser estudada, acredita Inês, até porque é multifactorial: “Tanto envolve factores genéticos como ambientais e nós não compreendemos muito bem como é que esses factores interagem para promover o seu aparecimento”.

A investigação em curso em Harvard, em colaboração com o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, foi inicialmente financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e pelo programa Harvard — Portugal. Há 500 doentes envolvidos: 200 dos Estados Unidos e 300 portugueses.

Saiba mais aqui.

13 Junho 2018
AtualidadeOftalmologia

`

Notícias relacionadas

Miranza reforça presença no Norte de Portugal

O grupo oftalmológico espanhol Miranza acaba de ampliar a sua rede em Portugal com a aquisição da Oftalmocenter, marcando a segunda clínica do grupo no país, após a entrada da Miranza Coantas, em maio de 2025.

Ler mais 9 Dezembro 2025
Atualidade

Juramento de Hipócrates reúne 800 novos médicos no Porto

Com este compromisso ético, os novos médicos prometem dedicar a sua vida ao serviço da saúde humana, atuar sem causar dano, colocar sempre o doente em primeiro lugar e respeitar a dignidade e o segredo médico, fundamentos essenciais da profissão.

Ler mais 1 Dezembro 2025
Atualidade

SPO integra o Programa HCP Barometer

A Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) passou a fazer parte do Programa HCP Barometer, um projeto internacional que reúne especialistas em retina, saúde ocular e envelhecimento. A iniciativa pretende mapear as necessidades dos profissionais de saúde e fomentar discussões que contribuam para melhorar a prática clínica a nível mundial.

Ler mais 18 Novembro 2025
Atualidade