José Cunha-Vaz distinguido pela Academia Ophthalmologica Internationalis

Imagem da notícia: José Cunha-Vaz distinguido pela Academia Ophthalmologica Internationalis

José Cunha-Vaz, presidente da AIBILI – Associação para Investigação Biomédica e Inovação em Luz e Imagem, investigador, professor emérito de oftalmologia na Universidade de Coimbra e um dos mais consagrados especialistas mundiais na investigação e tratamento das doenças da retina, foi distinguido, no dia 16 de junho, em Barcelona, com a Conferência Principal ORATIO da Academia Ophthalmologica Internationalis.

A Academia Ophthalmologica Internationalis é a mais prestigiada das sociedades científicas de oftalmologia de todo o mundo, tendo atualmente 80 membros nomeados.

O tema escolhido por José Cunha-Vaz foi a retinopatia diabética, uma das principais causas de cegueira e uma doença a que se tem dedicado particularmente na sua carreira científica.

“É com grande satisfação que recebo esta distinção. O convite para a Conferência Principal da Academia é o reconhecimento pelos meus colegas de todo o mundo da minha carreira científica. É também uma distinção para Portugal e para a oftalmologia Europeia”, afirma o congratulado.

José Cunha-Vaz tem um vasto e longo percurso profissional, no qual se destacam os seguintes marcos: em 1966 caracterizou em Londres, pela primeira vez, a barreira hemato-retiniana e descreveu a existência de junções interendoteliais nos vasos da retina.

Em 1975 iniciou, em Coimbra, a fluorometria do vítreo, método que desenvolveu mais tarde nos EUA, aquando da sua permanência como professor na Universidade de Illinois em Chicago, onde esteve até 1986. Posteriormente, veio a desenvolver o Retmarker, método de caracterização da progressão da retinopatia diabética e o OCT-Leakage, novo método de identificação precoce do edema da retina.

21 Junho 2018
Atualidade

`

Notícias relacionadas

Shamir é main sponsor da Corrida Portucale 2024

A nova edição da prova percorrerá a zona ribeirinha da cidade do Porto para celebrar o desporto, a saúde e a comunidade. O evento, organizado pelo Centro de Atletismo do Porto (CAP) terá lugar a 14 de julho.

Ler mais 23 Abril 2024
Atualidade

50 anos de Ricardo

Hoje é um dia especial, pois o diretor da OftalPro celebra 50 primaveras. Muitos parabéns, que seja um aniversário maravilhoso!

Ler mais 20 Abril 2024
Atualidade