José Cunha-Vaz distinguido pela Academia Ophthalmologica Internationalis
José Cunha-Vaz, presidente da AIBILI – Associação para Investigação Biomédica e Inovação em Luz e Imagem, investigador, professor emérito de oftalmologia na Universidade de Coimbra e um dos mais consagrados especialistas mundiais na investigação e tratamento das doenças da retina, foi distinguido, no dia 16 de junho, em Barcelona, com a Conferência Principal ORATIO da Academia Ophthalmologica Internationalis.
A Academia Ophthalmologica Internationalis é a mais prestigiada das sociedades científicas de oftalmologia de todo o mundo, tendo atualmente 80 membros nomeados.
O tema escolhido por José Cunha-Vaz foi a retinopatia diabética, uma das principais causas de cegueira e uma doença a que se tem dedicado particularmente na sua carreira científica.
“É com grande satisfação que recebo esta distinção. O convite para a Conferência Principal da Academia é o reconhecimento pelos meus colegas de todo o mundo da minha carreira científica. É também uma distinção para Portugal e para a oftalmologia Europeia”, afirma o congratulado.
José Cunha-Vaz tem um vasto e longo percurso profissional, no qual se destacam os seguintes marcos: em 1966 caracterizou em Londres, pela primeira vez, a barreira hemato-retiniana e descreveu a existência de junções interendoteliais nos vasos da retina.
Em 1975 iniciou, em Coimbra, a fluorometria do vítreo, método que desenvolveu mais tarde nos EUA, aquando da sua permanência como professor na Universidade de Illinois em Chicago, onde esteve até 1986. Posteriormente, veio a desenvolver o Retmarker, método de caracterização da progressão da retinopatia diabética e o OCT-Leakage, novo método de identificação precoce do edema da retina.
21 Junho 2018
Atualidade