Inteligência Artificial diagnostica problemas oculares

Imagem da notícia: Inteligência Artificial diagnostica problemas oculares

Num futuro próximo, resultante de uma quarta revolução industrial, a nova tecnologia de Inteligência Artificial visa acelerar o atendimento médico de oftalmologistas para colmatar a falta de especialistas.

“A FDA irá continuar a facilitar a disponibilização de dispositivos médicos digitais, seguros e eficazes, que tenham potencial para melhorar o acesso dos doentes aos cuidados de saúde necessários” – afirmou Malvina Eydelman, médica e diretora da Divisão de Dispositivos Oftalmológicos e Otorrinolaringológicos e Radiologia da FDA.

O dispositivo, chamado IDx-DR, é um programa de software que usa um algoritmo para analisar imagens do olho capturadas com uma câmara apropriada, a Topcon NW400. Um médico envia as imagens da retina do doente para um servidor onde o IDx-DR é previamente instalado.

O software providenciará ao médico um de dois resultados: o primeiro, em que o IDx-DR deteta a retinopatia e referencia o doente para um oftalmologista, ou o segundo, em que o resultado do teste é negativo para a RGSM e informa que o teste deve ser repetido passados 12 meses.

O IDx-DR é o primeiro dispositivo a ser comercializado que oferece uma decisão de rastreio sem a necessidade da intervenção de um clínico para interpretar imagens ou resultados, o que permite que possa ser usado por profissionais de saúde sem qualquer especialização em oftalmologia.

Saiba mais aqui.

17 Julho 2018
Atualidade

`

Notícias relacionadas

Boa Páscoa!

A equipa da OftalPro deseja-lhe um uma Páscoa feliz e muito docinha. Que este seja um momento de união e celebração

Ler mais 29 Março 2024
Atualidade

Hoje é o dia da Daniela

Em dia aniversário, resolvemos desafiar a Daniela, jornalista na OftalPro, a mostrar um pouco mais de si. E aproveitamos para lhe desejar um dia maravilhoso!

Ler mais 26 Março 2024
Atualidade