Novo estudo correlaciona melanoma e cancro ocular

Imagem da notícia: Novo estudo correlaciona melanoma e cancro ocular

Investigadores portugueses descobriram ligação entre a ocorrência de cancro primário de pele e cancro ocular.

O estudo foi apresentado no encontro que decorre na Fundação Champalimaud e mostra a ligação entre cancro de pele e posterior aparecimento de cancro ocular.

Rita Laiginhas, investigadora pertencente ao Centro Hospitalar entre Douro e Vouga, e Manuel Falcão analisaram uma base internacional de tumores oculares e chegaram à conclusão que grande parte dos doentes tiveram um cancro anterior: o melanoma.

A base de tumores analisada pelos investigadores foi iniciada em 1973 nos Estados Unidos da América e cobre cerca de 30% da população do país, o que facilitou a averiguação científica para os portugueses.

Saiba mais aqui.

20 Julho 2018
AtualidadeOftalmologia

PUBLICIDADE
Mido 2020
`

Notícias relacionadas

Exigências visuais e fadiga visual em médicos oftalmologistas

As exigências visuais, designadamente da visão ao perto, são cada vez mais frequentes no mundo do trabalho, podendo causar fadiga visual ou astenopia. Os médicos oftalmologistas exercem atividades que exigem esforço visual, o que determina o interesse no seu estudo pela saúde ocupacional.

Ler mais 14 Novembro 2019
Oftalmologia

CHULC inaugura robótica no SNS

O Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC) recebeu o primeiro equipamento de cirurgia robótica em atividade no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Ler mais 13 Novembro 2019
Atualidade