Quais os medicamentos que prejudicam a visão?

Imagem da notícia: Quais os medicamentos que prejudicam a visão?

Com o avanço da idade, é habitual que a pequena caixa de remédios ganhe cada vez mais frascos e cartelas, usados para tratar vários tipos de doença. No entanto, a maioria desses medicamentos apresentam efeitos colaterais, podendo, inclusive, provocar alterações na retina.

Corticosteroides

Os corticosteroides são muito usados para o tratamento de inflamações em qualquer parte do corpo. Nos olhos, pode levar ao desenvolvimento de catarata e glaucoma, sendo necessário que as pessoas portadoras de doenças crónicas, como artrite reumatoide, asma e lúpus, façam acompanhamento regular.

Antialérgicos

O uso de medicamentos antialérgico,s conhecidos como anti-histamínicos, podem provocar olho seco, que ocasionam comichão e olho lacrimejante.

Antibióticos

Em casos raros, pode acontecer opacificação da córnea. Com o uso prolongado, os sintomas podem agravar-se e conduzir ao desenvolvimento de catarata.

Analgésicos

Alguns dos analgésicos mais usados para o tratamento de dores diversas, como ibuprofeno e ácido acetilsalicílico, podem provocar visão desfocada ou dupla.

Antidepressivos

Antidepressivos, como citalopram e fluoxetina, são os medicamentos mais associados à catarata e a outros problemas na retina. Estes aumentam a quantidade de serotonina no cérebro, que, por sua vez, pode aumentar a opacidade do cristalino.

A maioria dos efeitos colaterais que afetam a visão cessam com a interrupção do uso dos medicamentos. Ainda assim, é fundamental ficar atento a qualquer alteração na visão. Peça sempre orientação do seu médico e faça um acompanhamento com um oftalmologista regularmente.

7 Agosto 2018
Oftalmologia

`

Notícias relacionadas

O olho, uma porta aberta para o diagnóstico

"O olho é uma porta aberta para a observação de muitas doenças gerais. Pelas suas características, pelo facto de ser transparente, torna-se um local privilegiado para observar muitas doenças e fazer diagnósticos de uma forma simples".

Ler mais 11 Outubro 2018
Oftalmologia