Quais os medicamentos que prejudicam a visão?

Imagem da notícia: Quais os medicamentos que prejudicam a visão?

Com o avanço da idade, é habitual que a pequena caixa de remédios ganhe cada vez mais frascos e cartelas, usados para tratar vários tipos de doença. No entanto, a maioria desses medicamentos apresentam efeitos colaterais, podendo, inclusive, provocar alterações na retina.

Corticosteroides

Os corticosteroides são muito usados para o tratamento de inflamações em qualquer parte do corpo. Nos olhos, pode levar ao desenvolvimento de catarata e glaucoma, sendo necessário que as pessoas portadoras de doenças crónicas, como artrite reumatoide, asma e lúpus, façam acompanhamento regular.

Antialérgicos

O uso de medicamentos antialérgico,s conhecidos como anti-histamínicos, podem provocar olho seco, que ocasionam comichão e olho lacrimejante.

Antibióticos

Em casos raros, pode acontecer opacificação da córnea. Com o uso prolongado, os sintomas podem agravar-se e conduzir ao desenvolvimento de catarata.

Analgésicos

Alguns dos analgésicos mais usados para o tratamento de dores diversas, como ibuprofeno e ácido acetilsalicílico, podem provocar visão desfocada ou dupla.

Antidepressivos

Antidepressivos, como citalopram e fluoxetina, são os medicamentos mais associados à catarata e a outros problemas na retina. Estes aumentam a quantidade de serotonina no cérebro, que, por sua vez, pode aumentar a opacidade do cristalino.

A maioria dos efeitos colaterais que afetam a visão cessam com a interrupção do uso dos medicamentos. Ainda assim, é fundamental ficar atento a qualquer alteração na visão. Peça sempre orientação do seu médico e faça um acompanhamento com um oftalmologista regularmente.

7 Agosto 2018
Oftalmologia

PUBLICIDADE
Milano Eyewear Show4 - 6 FEBRUARY | 2023
`

Notícias relacionadas

Estudo mostra avanços na forma como a diabetes causa perda de visão

Os investigadores da Queen's University Belfast descobriram um processo chave que contribui para a perda de visão e cegueira em pessoas com diabetes. Os resultados podem levar a novos tratamentos que podem ser utilizados antes de ocorrer qualquer perda irreversível da visão.

Ler mais 27 Setembro 2022
AtualidadeOftalmologia

Médicos oftalmologistas querem sensibilizar para as doenças da retina

A Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) e o Grupo de Estudos da Retina (GER), com o apoio da Roche, lançaram, a partir de ontem, dia 21 de setembro, e a propósito do Dia Mundial da Retina, um filme de sensibilização nacional para a promoção da saúde ocular e prevenção de casos de cegueira, onde Ana Zanatti é a protagonista. 'Dê um final diferente ao filme da sua vida' é o nome do filme.

Ler mais 22 Setembro 2022
AtualidadeOftalmologia