Quais os medicamentos que prejudicam a visão?

Imagem da notícia: Quais os medicamentos que prejudicam a visão?

Com o avanço da idade, é habitual que a pequena caixa de remédios ganhe cada vez mais frascos e cartelas, usados para tratar vários tipos de doença. No entanto, a maioria desses medicamentos apresentam efeitos colaterais, podendo, inclusive, provocar alterações na retina.

Corticosteroides

Os corticosteroides são muito usados para o tratamento de inflamações em qualquer parte do corpo. Nos olhos, pode levar ao desenvolvimento de catarata e glaucoma, sendo necessário que as pessoas portadoras de doenças crónicas, como artrite reumatoide, asma e lúpus, façam acompanhamento regular.

Antialérgicos

O uso de medicamentos antialérgico,s conhecidos como anti-histamínicos, podem provocar olho seco, que ocasionam comichão e olho lacrimejante.

Antibióticos

Em casos raros, pode acontecer opacificação da córnea. Com o uso prolongado, os sintomas podem agravar-se e conduzir ao desenvolvimento de catarata.

Analgésicos

Alguns dos analgésicos mais usados para o tratamento de dores diversas, como ibuprofeno e ácido acetilsalicílico, podem provocar visão desfocada ou dupla.

Antidepressivos

Antidepressivos, como citalopram e fluoxetina, são os medicamentos mais associados à catarata e a outros problemas na retina. Estes aumentam a quantidade de serotonina no cérebro, que, por sua vez, pode aumentar a opacidade do cristalino.

A maioria dos efeitos colaterais que afetam a visão cessam com a interrupção do uso dos medicamentos. Ainda assim, é fundamental ficar atento a qualquer alteração na visão. Peça sempre orientação do seu médico e faça um acompanhamento com um oftalmologista regularmente.

7 Agosto 2018
Oftalmologia

PUBLICIDADE
Mido 2020
`

Notícias relacionadas

SPO cria “cheque-visão” para dar resposta a falhas no SNS

Apresentado como a solução para as longas listas de espera da especialidade, a Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) decidiu formar uma rede de consultórios em todo o país para utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS), seja através de convenção ou ainda de uma espécie de “cheque-visão”.

Ler mais 20 Novembro 2019
Oftalmologia

RetmarkerAMD referenciado pelo jornal Eye

A Critical Software anuncia a mais recente validação do RetmarkerAMD, publicada no jornal Eye. O Eye é publicado pela prestigiada Springer Nature e é a publicação oficial do Colégio de Oftalmologistas (RCO) do Reino Unido.

Ler mais 19 Novembro 2019
Oftalmologia

Alcon desenvolveu estudo “More to See”

O estudo da Alcon “More to See”revela que a maior parte das pessoas com mais de 60 anos desconhece em que consiste a doença das cataratas e a sua relação direta com a idade.

Ler mais 15 Novembro 2019
Oftalmologia