“É hora de definir em que consiste um ato médico em saúde e um ato técnico”

Imagem da notícia: “É hora de definir em que consiste um ato médico em saúde e um ato técnico”

A Lista SPO de Todos – com Olhos no Futuro considera que “é hora de todos os oftalmologistas estarem unidos e de se definir, com muito clareza, em que consiste realmente um ato médico em saúde e um ato técnico”.

O alerta é dado por José Salgado Borges de  que o PAN demonstrou sensibilidade para os argumentos dos oftalmologistas e dos técnicos de ortóptica, “o que nos leva a realçar a importância do nosso projeto de lobby junto das entidades regulamentadoras, que há muito se deveria ter iniciado”.

Não sendo esta “uma batalha ganha”, o PAN apenas substitui o seu projeto pela proposta de se “fazer um levantamento do número de profissionais no SNS”.  Por outro lado, continua a defender que, tal como os técnicos de saúde, os optometristas devem ser isentos de IVA. Veja a proposta aqui.

O PCP mantém o seu projeto de regulamentar os optometristas para proceder à sua inclusão nos cuidados de saúde primários. Consulte-o aqui.

No passado dia 21 de novembro, na sessão da Ordem dos Médicos, com o PCP, PS e BE, “falamos com a deputada do PCP, que estando envolvida neste processo, desconhecia que os optometristas não são atualmente reconhecidos como tendo formação na área da saúde”.

José Salgado Borges reitera: “Caros colegas temos de ser mais interventivos a defender as nossas posições! Sobre este tema, que marca a atualidade, a nossa posição é bem clara desde o início”:

“O oftalmologista, como único profissional responsável pela identificação das patologias oculares e seu tratamento médico e cirúrgico, tem de ser o motor e o coordenador de toda uma verdadeira estratégia na saúde da visão”.

Finaliza: “Aconselho que deixemos de parte estes temas secundários, que visam unicamente distrair as atenções dos mais incautos, e colocar de parte os assuntos que realmente interessam discutir”.

Não dispense da leitura do comunicado na íntegra da Lista SPO de Todos – com Olhos no Futuro. Encontre-o aqui.

26 Novembro 2018
Oftalmologia

`

Notícias relacionadas

Olhos vermelhos e bandeiras vermelhas

Olhos vermelhos e bandeiras vermelhas: A importância do exame oftalmológico no diagnóstico e orientação - artigo da autoria de J. Salgado-Borges. MD, PhD, FEBO - Diretor Clínico da Clinsborges, Embaixador em Portugal do TFOS (Tear Film & Ocular Surface Society) e Membro da EUDES (European Dry Eye Society).

Ler mais 3 Abril 2024
Oftalmologia