“Viver muitos anos é bom, mas envelhecer é de evitar”

Imagem da notícia: “Viver muitos anos é bom, mas envelhecer é de evitar”

Isabel Almasqué, presidente honorária do 61º Congresso Português de Oftalmologia, partilhou com a OftalPro quais os destaques que os profissionais do setor encontrarão no certame.

OftalPro: Porquê a escolha do tema “Envelhecimento do Sistema Visual”?

Isabel Almasqué: O tema envelhecimento está na ordem do dia. As pessoas vivem muito mais tempo, mas ninguém quer envelhecer. Como dizia o Woody Allen, “viver muitos anos é bom, mas envelhecer é de evitar”. Por isso, tudo o que se relaciona com o envelhecimento do sistema visual e as suas possíveis terapêuticas ou a sua eventual prevenção é hoje alvo de grandes investimentos na área da investigação e da indústria farmacêutica e da maior atenção por parte dos oftalmologistas.

Há inúmeros ensaios clínicos a decorrer e todos os anos surgem terapêuticas novas e técnicas cirúrgicas inovadoras nas áreas da catarata, DMI, glaucoma, olho seco e presbiopia, que são as patologias que mais atingem as pessoas idosas.

É claro que todas estas inovações são cada vez mais caras, os recursos financeiros cada vez mais insuficientes e as exigências dos doentes cada vez maiores. São contradições que se vão agudizar a curto prazo e que não são fáceis de resolver.

Uma verdeira entrevista, “estilo romance”,  para conhecer na última edição de 2018 da revista OftalPro. Subscreva a sua assinatura em papel ou digital aqui.

6 Dezembro 2018
Entrevistas

PUBLICIDADE
Mido 2020
`

Notícias relacionadas

“Na saúde tudo são vasos comunicantes”

Erica Cardoso, presidente do Conselho Diretivo do Instituto de Oftalmologia Gama Pinto (IOGP), formado também por Sandra Barrão (diretora clínica), Odete Afonso (enfermeira diretora) e Emílio Fernandes (vogal executivo), falou com a OftalPro sobre alguns dos segredos do sucesso do IOGP.

Ler mais 16 Janeiro 2020
Entrevistas