“Viver muitos anos é bom, mas envelhecer é de evitar”

Imagem da notícia: “Viver muitos anos é bom, mas envelhecer é de evitar”

Isabel Almasqué, presidente honorária do 61º Congresso Português de Oftalmologia, partilhou com a OftalPro quais os destaques que os profissionais do setor encontrarão no certame.

OftalPro: Porquê a escolha do tema “Envelhecimento do Sistema Visual”?

Isabel Almasqué: O tema envelhecimento está na ordem do dia. As pessoas vivem muito mais tempo, mas ninguém quer envelhecer. Como dizia o Woody Allen, “viver muitos anos é bom, mas envelhecer é de evitar”. Por isso, tudo o que se relaciona com o envelhecimento do sistema visual e as suas possíveis terapêuticas ou a sua eventual prevenção é hoje alvo de grandes investimentos na área da investigação e da indústria farmacêutica e da maior atenção por parte dos oftalmologistas.

Há inúmeros ensaios clínicos a decorrer e todos os anos surgem terapêuticas novas e técnicas cirúrgicas inovadoras nas áreas da catarata, DMI, glaucoma, olho seco e presbiopia, que são as patologias que mais atingem as pessoas idosas.

É claro que todas estas inovações são cada vez mais caras, os recursos financeiros cada vez mais insuficientes e as exigências dos doentes cada vez maiores. São contradições que se vão agudizar a curto prazo e que não são fáceis de resolver.

Uma verdeira entrevista, “estilo romance”,  para conhecer na última edição de 2018 da revista OftalPro. Subscreva a sua assinatura em papel ou digital aqui.

6 Dezembro 2018
Entrevistas

`

Notícias relacionadas

“A verdadeira visão vem da mente”

Quem o diz é Tarris Marie, autora estreante do livro Blaque Pearle e criadora artística, que foi diagnosticada com a doença de Stargardt aos 30 anos. Para ela o mundo é atualmente um espaço de “possibilidades infinitas” que lhe fez encontrar novos caminhos.

Ler mais 22 Abril 2024
Entrevistas

“Temos a missão de simplificar a saúde”

A DocBay surge em 2023, numa ideia que nasce da necessidade de trazer "software moderno para simplificar a área da saúde, marcada por complexidade, tanto na experiência de acesso à saúde para o paciente como no trabalho do médico".

Ler mais 18 Abril 2024
Entrevistas