Sem arte “não me imagino a viver”

Imagem da notícia: Sem arte “não me imagino a viver”

Olga Berens retrata a fusão da pintura com a oftalmologia. Após ter sido premiada pelo Concurso Internacional de Pintura Miradas 2018 com a sua obra “Smilling Eyes” pincelamos aqui algumas palavras da artista que não se imagina a viver sem arte nem a não ser médica.

OftalPro: “Não percebo mais as cores com a mesma intensidade nem pinto a luz com a mesma precisão” – descreveu Claude Monet perante os sintomas da catarata nuclear que o acometeu a partir de 1908. O que dizem as suas pinturas?

Olga Berens: As minhas pinturas espelham alguns dos projetos que vou construindo e pintando à volta de ideias e de pessoas. As figurativas são trabalhadas em torno de pessoas com significado porque, de um ou outro modo, tocaram a minha vida. Na vertente abstrata estou a trabalhar a importância da Terra como planeta e vários compromissos que não tomamos para a sua preservação. “Bind The Earth” é nome dessa série de pinturas e que serão objeto duma próxima exposição. A colagem e costura de objetos nas telas dão-lhe uma tridimensionalidade que considero indispensável.

Permita-se conhecer a entrevista completa na mais recente edição da OftalPro, número 43. Subscreva a sua assinatura em papel ou digital aqui.

13 Dezembro 2018
Entrevistas

PUBLICIDADE
Mido 2020
`

Notícias relacionadas

“Na saúde tudo são vasos comunicantes”

Erica Cardoso, presidente do Conselho Diretivo do Instituto de Oftalmologia Gama Pinto (IOGP), formado também por Sandra Barrão (diretora clínica), Odete Afonso (enfermeira diretora) e Emílio Fernandes (vogal executivo), falou com a OftalPro sobre alguns dos segredos do sucesso do IOGP.

Ler mais 16 Janeiro 2020
Entrevistas

“Podemos esperar um congresso abrangente e apelativo”

Aldina Reis, presidente da Associação Portuguesa de Ortoptistas (APOR), falou com a OftalPro a propósito do XXI Congresso Nacional de Ortoptistas e VI Congresso Luso-Brasileiro de Ortóptica. O evento terá lugar na Figueira da Foz, no Hotel Eurostars Oasis Plaza, nos dias 12, 13 e 14 de março de 2020.

Ler mais 9 Dezembro 2019
Entrevistas