Movimento Bengala Verde assinala um ano

Imagem da notícia: Movimento Bengala Verde assinala um ano

Com o propósito de sinalizar pessoas com baixa visão, o Movimento Bengala Verde fez um ano em Portugal, a dia 13 de dezembro. 

O Movimento Bengala Verde teve início em 1997 na Argentina e, desde então, tem-se disseminado pela maioria dos países da América Latina, com vista a identificar pessoas com baixa visão. 

Em 1970, a Federação Internacional dos Cegos declara a bengala branca como o símbolo da independência dos cegos. Com os anos, este símbolo acabou por se generalizar para toda a deficiência visual, incluindo a baixa visão. Este facto levou a que muitas pessoas com baixa visão usassem a bengala branca como forma de, também elas, se tornarem mais autónomas.

É fundamental distinguir pessoas com baixa visão de pessoas cegas, uma vez que os comportamentos e as necessidades são diferentes. 

Foi neste sentido que surgiu a necessidade de se criar um símbolo específico que identificasse as pessoas com baixa visão, neste caso a bengala verde. A cor verde, além de simbolizar o verde da esperança na cura, representa o “ver de outra forma”.

A ARP – Retina Portugal trouxe este movimento para Portugal em 2017,  tornando-nos o primeiro país europeu a adotar este símbolo.

“Queremos fazer deste, um símbolo mundial de sinalização e emancipação das pessoas com baixa visão, contribuindo para uma cidadania plena desta população e para uma sociedade cada vez mais inclusiva”.

19 Dezembro 2018
Atualidade

`

Notícias relacionadas

Shamir é main sponsor da Corrida Portucale 2024

A nova edição da prova percorrerá a zona ribeirinha da cidade do Porto para celebrar o desporto, a saúde e a comunidade. O evento, organizado pelo Centro de Atletismo do Porto (CAP) terá lugar a 14 de julho.

Ler mais 23 Abril 2024
Atualidade

50 anos de Ricardo

Hoje é um dia especial, pois o diretor da OftalPro celebra 50 primaveras. Muitos parabéns, que seja um aniversário maravilhoso!

Ler mais 20 Abril 2024
Atualidade