Perceção visual mais baixa em bebés com pouco peso?

Imagem da notícia: Perceção visual mais baixa em bebés com pouco peso?

No site da Clínica Oftalmológica Dr. Miguel Sousa Neves é possível ler a menção a um artigo que relaciona capacidade de perceção visual e baixo peso à nascença.

“Interessante um artigo científico publicado no mês de dezembro por Van Veen S. e colaboradores que compararam as capacidades matemáticas de crianças aos cinco anos que tinham muito baixo peso ao nascer com outras de peso normal.

Também tentaram avaliar o impacto nos aspetos cognitivos, perceção visual, capacidades motoras e visuais e coordenação motora nessas mesmas capacidades em testes apropriados de funções matemáticas.

Foram avaliadas 54 crianças de muito baixo peso e 28 que nasceram com peso normal e utilizados diversos testes como o “Dutch pupil monitoring system” para as capacidades matemáticas, o “Wechsler Preschool and Primary Scale for Intelligence” para aspetos cognitivos, o “Beery Visual-Motor Integration” para perceção visual, integração motora e coordenação motora.

As capacidades matemáticas e de perceção visual eram significativamente mais baixas nas crianças de baixo peso ao nascer e o teste de Sobel indicou um efeito de associação entre perceção visual e capacidades de matemática na idade avaliada (5 anos).

Sabe-se assim que em idade pré-escolar as crianças de muito baixo peso à nascença têm resultados inferiores em testes de matemática e que o deficit mais importante nesta avaliação terá sido o da perceção visual.

Estes resultados apontam para a relevância do rastreio de capacidades de perceção em idade pré-escolar para que essas crianças possam ser devidamente sinalizadas para trabalho de apoio nas áreas deficitárias”.

7 Janeiro 2019
Oftalmologia

`

Notícias relacionadas

ULS Santa Maria lança bases do projeto iSIGHT

Carlos Neves Martins e Mun Faria, respetivamente, presidente do Conselho de Administração e a Diretora do Serviço de Oftalmologia da Unidade Local de Saúde Santa Maria (ULSSM), visitaram as futuras instalações do projeto iSIGHT no Parque de Saúde Pulido Valente

Ler mais 28 Maio 2025
Oftalmologia

Monitorização do glaucoma é deficiente nas zonas rurais

Centenas de milhares de americanos com glaucoma não estão a receber os cuidados de que necessitam, e um novo estudo da Northwestern University sugere que a raça, os rendimentos e o local onde os doentes vivem desempenham um papel importante nessa lacuna.  

Ler mais 21 Maio 2025
Oftalmologia