Perceção visual mais baixa em bebés com pouco peso?

Imagem da notícia: Perceção visual mais baixa em bebés com pouco peso?

No site da Clínica Oftalmológica Dr. Miguel Sousa Neves é possível ler a menção a um artigo que relaciona capacidade de perceção visual e baixo peso à nascença.

“Interessante um artigo científico publicado no mês de dezembro por Van Veen S. e colaboradores que compararam as capacidades matemáticas de crianças aos cinco anos que tinham muito baixo peso ao nascer com outras de peso normal.

Também tentaram avaliar o impacto nos aspetos cognitivos, perceção visual, capacidades motoras e visuais e coordenação motora nessas mesmas capacidades em testes apropriados de funções matemáticas.

Foram avaliadas 54 crianças de muito baixo peso e 28 que nasceram com peso normal e utilizados diversos testes como o “Dutch pupil monitoring system” para as capacidades matemáticas, o “Wechsler Preschool and Primary Scale for Intelligence” para aspetos cognitivos, o “Beery Visual-Motor Integration” para perceção visual, integração motora e coordenação motora.

As capacidades matemáticas e de perceção visual eram significativamente mais baixas nas crianças de baixo peso ao nascer e o teste de Sobel indicou um efeito de associação entre perceção visual e capacidades de matemática na idade avaliada (5 anos).

Sabe-se assim que em idade pré-escolar as crianças de muito baixo peso à nascença têm resultados inferiores em testes de matemática e que o deficit mais importante nesta avaliação terá sido o da perceção visual.

Estes resultados apontam para a relevância do rastreio de capacidades de perceção em idade pré-escolar para que essas crianças possam ser devidamente sinalizadas para trabalho de apoio nas áreas deficitárias”.

7 Janeiro 2019
Oftalmologia

`

Notícias relacionadas

“Oftalmologia Pediátrica para todos” em debate

“Oftalmologia Pediátrica para todos: Refração na Criança” é o tema do próximo webinar das Quartas da SPO, que irá decorrer a 28 de fevereiro, pelas 21h30. O tema é proposto pelo Grupo Português de Estrabismo e Oftalmologia Pediátrica.

Ler mais 9 Fevereiro 2024
Oftalmologia