Como minimizar as listas de espera para consultas de oftalmologia?

Imagem da notícia: Como minimizar as listas de espera para consultas de oftalmologia?

Um estudo realizado pela Nova Healthcare Initiative Research, da Universidade Nova de Lisboa, revela que 25% dos pedidos de consulta de oftalmologia podem ser resolvidos por optometristas, dada a natureza das condições referenciadas e caso estes profissionais fossem integrados no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Segundo noticia o portal Sapo, esta é uma das resoluções apresentadas pelo trabalho de investigação,com a assinatura do economista Pedro Pita Barros e o gestor hospitalar Alexandre Lourenço, e que visa “a generalização dos programas de rastreio e a redução ou mesmo eliminação dos tempos de espera para consulta de oftalmologia”.

Para Raúl de Sousa, presidente da Associação de Profissionais Licenciados de Optometria (APLO), “esta é uma realidade que poderia ser retificada através da regulamentação e integração de optometristas no SNS, uma vez que que esta especialidade está preparada para fornecer cuidados extensivos em visão e sistema visual, que incluem refração e prescrição, deteção e acompanhamento de doenças oculares e o tratamento de condições do sistema visual”.

“Tomamos estas recomendações em muito boa conta e concordamos com a abordagem multidisciplinar proposta de cooperação entre os optometristas e oftalmologistas, a qual beneficiará, e muito, o utente. As conclusões e recomendações do referido estudo são de tal importância e preveem tal impacto na saúde dos portugueses, que não podem deixar de ser analisadas e considerada no atual processo de elaboração da Estratégia Nacional para a Saúde da Visão”, diz Raúl de Sousa.

27 Fevereiro 2019
Oftalmologia

`

Notícias relacionadas

Fundação Eugénio Leite reconhecida publicamente

Após 23 meses, a Fundação Eugénio Leite foi reconhecida como de Utilidade Pública e tal publicado em Diário da República. Trata-se do "coroar de três décadas de vida dedicadas à solidariedade social e empresarial e o início de uma nova etapa na mesma senda solidária de amor ao próximo", assume Eugénio Leite, o responsável pelo projeto.

Ler mais 25 Novembro 2020
InstitucionalOftalmologia

The Lancet publica artigo de portugueses sobre ptose e diplopia

A "The Lancet" publicou recentemente um caso clínico realizado por dois médicos do Serviço de Neurologia do Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ) sobre uma técnica usada numa urgência por queda da pálpebra (ptose) e visão dupla (diplopia).

Ler mais 19 Novembro 2020
Oftalmologia

Eduardo Silva é candidato à presidência da SPO

O médico oftalmologista Eduardo Silva é candidato à presidência da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO). “Servir SPO” é o lema da sua campanha, que se desenvolve em torno de cinco eixos fundamentais: educação, renovação, inovação, desafios e solidariedade.

Ler mais 13 Novembro 2020
Oftalmologia