Medicamentos falsificados: diretiva europeia entra em vigor

Imagem da notícia: Medicamentos falsificados: diretiva europeia entra em vigor

A falsificação de medicamentos tem sido alvo de uma constante preocupação da União Europeia, tendo, no início de fevereiro, entrado em vigor a Diretiva dos Medicamentos Falsificados, que, entre outras medidas, implica a introdução de dispositivos de prevenção de adulterações e de um identificador único nas embalagens dos medicamentos sujeitos a receita médica e alguns medicamentos não sujeitos a receita médica, e, por conseguinte, medidas adicionais de verificação da autenticidade dos medicamentos ao longo do circuito.

Em Portugal, a implementação e operacionalização do Sistema que permite verificar a autenticidade dos medicamentos é da responsabilidade da MVO Portugal, entidade criada pelas associações representativas dos intervenientes na produção, distribuição e dispensa de medicamentos. Desde a fundação que a ADIFA – Associação de Distribuidores Farmacêuticos, assim como as suas associadas, colabora ativamente com a MVO Portugal para a implementação, no nosso país, do Sistema Nacional de Verificação de Medicamentos.

As novas medidas de verificação da autenticidade e integridade dos dispositivos colocados nas embalagens dos medicamentos permitem assegurar que o seu conteúdo é fidedigno, tratando-se de um mecanismo adicional de segurança para a saúde pública.

Tiago Galvão, membro da direção da ADIFA refere que, “no dia-a-dia, os distribuidores farmacêuticos de serviço completo desempenham um verdadeiro serviço público, assegurando um abastecimento contínuo de todas as farmácias do território nacional, independentemente da sua localização ou dimensão, cumprindo os mais elevados padrões de segurança, eficiência e qualidade para o circuito do medicamento. Neste contexto, uma vez mais, os nossos associados corresponderam positivamente a este desafio e estão totalmente preparados, cumprindo a sua missão de proteção da saúde pública”.

8 Março 2019
Atualidade

`

Notícias relacionadas

Shamir é main sponsor da Corrida Portucale 2024

A nova edição da prova percorrerá a zona ribeirinha da cidade do Porto para celebrar o desporto, a saúde e a comunidade. O evento, organizado pelo Centro de Atletismo do Porto (CAP) terá lugar a 14 de julho.

Ler mais 23 Abril 2024
Atualidade

50 anos de Ricardo

Hoje é um dia especial, pois o diretor da OftalPro celebra 50 primaveras. Muitos parabéns, que seja um aniversário maravilhoso!

Ler mais 20 Abril 2024
Atualidade