FCTUC: realidade virtual incluída na robótica

Uma equipa de investigadores de Coimbra desenvolveu uma ferramenta para integrar a realidade virtual na programação de robôs industriais, que pode “revolucionar a robótica industrial” e que representa um novo conceito de interação homem-máquina.

De acordo com o jornal online Eco, a inclusão da realidade virtual na robótica, especialmente na robótica industrial, pode ser muito vantajosa, de acordo com um estudo inédito realizado na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), afirma este estabelecimento, numa nota à agência Lusa.

O estudo, coordenado por Norberto Pires, foi feito na sequência de um desafio lançado pela DOLL Engineering, empresa alemã que desenvolve sistemas robóticos para a indústria, adianta a faculdade.

Com recurso a dispositivos de realidade mista – como a usada no Microsoft HoloLens – óculos que juntam objetos de realidade virtual (hologramas) e de realidade aumentada – um grupo de investigadores do Laboratório de Robótica Industrial da FCTUC desenvolveu uma ferramenta robótica que tem tudo para “revolucionar a robótica industrial, designadamente a programação de robôs, porque estamos perante um novo conceito de interação Homem-máquina”, sustenta Norberto Pires.

Saiba mais aqui.

24 Abril 2019
Atualidade

`

Notícias relacionadas

Shamir é main sponsor da Corrida Portucale 2024

A nova edição da prova percorrerá a zona ribeirinha da cidade do Porto para celebrar o desporto, a saúde e a comunidade. O evento, organizado pelo Centro de Atletismo do Porto (CAP) terá lugar a 14 de julho.

Ler mais 23 Abril 2024
Atualidade

50 anos de Ricardo

Hoje é um dia especial, pois o diretor da OftalPro celebra 50 primaveras. Muitos parabéns, que seja um aniversário maravilhoso!

Ler mais 20 Abril 2024
Atualidade