Doença de Fabry pode afetar olhos

Imagem da notícia: Doença de Fabry pode afetar olhos

Abril é o Mês de Consciencialização para a Doença de Fabry, uma patologia genética rara e limitativa, que pode causar lesões em órgãos como os olhos, rins, coração, sistema nervoso, trato gastrointestinal e pele. 

A iniciativa internacional Fabry Awareness Month pretende aumentar o conhecimento e a educação em torno desta doença, com vista a um diagnóstico mais rápido e precoce.

Os sintomas da Doença de Fabry podem evoluir de forma silenciosa. A doença é provocada por uma alteração genética, que conduz a uma deficiência ou disfunção da enzima alfa-galactosidase A. Os primeiros sinais de doença podem surgir durante a infância ou já na idade adulta, e evoluir silenciosamente.

Entre os sinais comumente associados à Doença de Fabry, destacam-se: angioqueratomas, acroparestesias, doença cardíaca, doença renal, arritmia e acidente vascular cerebral.

Por englobar uma grande variedade de sintomas, a Doença de Fabry leva, em média, cerca de 15 anos a ser detetada. Para um diagnóstico mais rápido, deve ser avaliada a história familiar do doente – já que a alteração genética pode passar de pais para filhos através do cromossoma X – e realizados testes de atividade enzimática e/ou testes genéticos.

29 Abril 2019
Oftalmologia

`

Notícias relacionadas

Novo centro de formação para oftalmologistas na Índia

36 milhões de pessoas em todo o mundo são invisuais e, aproximadamente um terço, devido à catarata, uma doença tratável. Frequentemente, os indivíduos afetados não têm acesso a cuidados médicos, particularmente nas regiões mais remotas, sendo que a formação contínua de oftalmologistas e outro pessoal médico é fulcral.

Ler mais 17 Maio 2019
Oftalmologia

CIRP 2019 reúne mais de mil profissionais

O Congresso dos Grupos Portugueses de Cirurgia Implanto-Refrativa, de Superfície Ocular, Córnea e Contactologia e de Ergoftalmologia - CIRP 2019 decorreu entre os dias 2 e 4 de maio no Grande Real Santa Eulália Resort & Hotel Spa.

Ler mais 10 Maio 2019
Eventos e FormaçãoOftalmologia

Cuidados a ter com a visão durante a gravidez

Existem várias alterações oftalmológicas durante os nove meses de gestação às quais se devem ter particular atenção, adverte Inês Leal, médica oftalmologista da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia.

Ler mais 8 Maio 2019
Oftalmologia