Cuidados a ter com a visão durante a gravidez

Imagem da notícia: Cuidados a ter com a visão durante a gravidez

Existem várias alterações oftalmológicas durante os nove meses de gestação às quais se devem ter particular atenção, adverte Inês Leal, médica oftalmologista da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia, ao portal Sapo Lifestyle.

Quando uma mulher engravida, aumenta a preocupação com cuidados relacionados com a alimentação, exercício físico, higiene oral e elasticidade da pele. Mas a saúde ocular não pode ser descurada, porque existe o risco de alterações do sistema visual, características do período gestacional, provocadas pelas alterações hemodinâmicas e hormonais, que podem afetar o normal funcionamento da visão.

“A mulher grávida sem doença oftalmológica não precisa à partida de nenhum cuidado particular, mas deve estar atenta aos seus olhos e perceber se desenvolve alguma alteração visual e/ou sinal de infeção e, nesses casos, deve consultar de imediato o médico”, refere a oftalmologista.

“Mulheres com antecedentes de diabetes, toxoplasmose ocular, uveíte ou alta miopia com doença da retina associada devem consultar o seu médico oftalmologista mesmo antes da gestação ou de qualquer sintoma, de forma a fazer uma avaliação e planear cuidadosamente o controlo da doença oftalmológica durante a gravidez, uma vez que são um grupo de risco”, acrescenta a médica.

Saiba mais aqui.

8 Maio 2019
Oftalmologia

`

Notícias relacionadas

Olhos vermelhos e bandeiras vermelhas

Olhos vermelhos e bandeiras vermelhas: A importância do exame oftalmológico no diagnóstico e orientação - artigo da autoria de J. Salgado-Borges. MD, PhD, FEBO - Diretor Clínico da Clinsborges, Embaixador em Portugal do TFOS (Tear Film & Ocular Surface Society) e Membro da EUDES (European Dry Eye Society).

Ler mais 3 Abril 2024
Oftalmologia