O meu filho deve usar óculos de sol?

Imagem da notícia: O meu filho deve usar óculos de sol?

Artigo da autoria da médica oftalmologista Paula Bompastor, do Instituto CUF Porto, publicado no portal Sapo LifeStyle.

“O verão chegou e com ele surgem muitas questões sobre os efeitos nocivos do sol na saúde ocular das crianças. Uma das perguntas mais frequentes nas nossas consultas de Oftalmologia Pediátrica é: O meu filho deve usar óculos de sol?

A luz solar emite no seu espectro luminoso, entre outras, a radiação ultravioleta (UV). A radiação UV é a que pode causar mais danos no sistema visual, e pode ser dividida em UV-A, UV-B e UV-C. Os efeitos da radiação UV na saúde humana dependem da quantidade e tipo de radiação que atingem a superfície terrestre.

Os tipos A e B são os que apresentam maior repercussão na saúde humana. Os olhos apresentam mecanismos e estruturas que os protegem naturalmente da radiação UV, recebendo sob circunstâncias normais apenas uma pequena porção de UV do ambiente”.

Artigo completo aqui.

27 Junho 2019
Oftalmologia

`

Notícias relacionadas

“Oftalmologia Pediátrica para todos” em debate

“Oftalmologia Pediátrica para todos: Refração na Criança” é o tema do próximo webinar das Quartas da SPO, que irá decorrer a 28 de fevereiro, pelas 21h30. O tema é proposto pelo Grupo Português de Estrabismo e Oftalmologia Pediátrica.

Ler mais 9 Fevereiro 2024
Oftalmologia