Óculos auto-ajustáveis pela melhoria da educação
Uma nova investigação, liderada pela Queen’s University Belfast, na Irlanda do Norte, mostra que o uso de óculos auto-ajustáveis por crianças que vivem em áreas remotas e menos desenvolvidas pode melhorar a sua visão e oportunidades educacionais.
A má visão e a falta de formação de qualidade estão intrinsecamente ligadas. Nas partes menos desenvolvidas e remotas do mundo, onde o acesso aos profissionais de saúde é limitado, as crianças que não usam os óculos de que necessitam correm um risco maior de ficar para trás na educação devido à falta de visão.
Esta pesquisa é baseada num programa contínuo de prestação de serviços realizado pela Orbis International e pelo Zhongshan Ophthalmic Center (ZOC) em Guangzhou, China.
O professor Nathan Congdon, do Centro de Saúde Pública da Queen’s University, em Belfast, e o diretor de pesquisa da Orbis International e professor visitante do ZOC, explicam que “embora as crianças chinesas tenham uma das maiores taxas de miopia do mundo, apenas 15 a 20% das crianças que precisam de óculos nas áreas rurais os têm”.
A investigação, publicada na Ophthalmology, envolveu crianças míopes com idades entre os 11 e os 16 anos que moravam em áreas rurais da província de Guangdong, no sul da China. As crianças receberam óculos prescritos padrão ou óculos ajustáveis, de modo a que realizassem “auto-refração”, otimizando a sua própria visão.
Os investigadores descobriram que os óculos ajustáveis são uma boa opção para esta necessidade. Nathan Congdon concluiu que “esta pesquisa fornece um suporte adicional à ideia de que a auto-refração pode contribuir para a saúde visual das crianças neste cenário. Descobrimos que os óculos ajustáveis oferecem essencialmente o mesmo padrão dos óculos prescritos em termos de precisão e visão”.
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2 Outubro 2019
Oftalmologia