Lentes freeform: os benefícios para os usuários

Imagem da notícia: Lentes freeform: os benefícios para os usuários

A produção de lentes oftálmicas recorrendo à tecnologia digital freeform não é propriamente uma novidade, já que existe há quase duas décadas. Foi no ano 2000 que surgiram as primeiras lentes progressivas produzidas com esta tecnologia e, em 2009, as primeiras lentes monofocais.

De uma forma sucinta, é algo que se tornou possível devido às evoluções ocorridas ao nível do software e do hardware. Partindo do desenvolvimento da tecnologia CNC (Computer Numerically Controlled), no final dos anos 80, e aproveitando a crescente capacidade de processamento dos computadores, tornou-se possível realizar, quer da perspectiva do tempo necessário para executar esses cálculos, quer da perspectiva do custo associado aos recursos necessários, um elevadíssimo volume de complexos cálculos matemáticos. Paralelamente, essa evolução tecnológica permitiu também um enorme desenvolvimento nos equipamentos de produção de superfícies ópticas, tornando possível o uso de uma ponta de diamante para gerar, através de milhares de pontos de referência na superfície da lente, curvas extremamente complexas.

Mas, para além do desenvolvimento de soluções específicas, que benefícios universais para os usuários trouxe a produção digital freeform?

  • Campos visuais mais amplos
  • Maior precisão da potência gerada
  • Melhor capacidade de distribuição das potências
  • Menor astigmatismo residual
  • Redução das aberrações de ordem superior
  • Lentes mais finas, mais leves e mais planas

Saiba mais na próxima edição.

18 Novembro 2019
Lentes e Equipamentos

`

Notícias relacionadas

Shamir apresenta lentes inovadoras

A Shamir Optical Industry, membro do grupo EssilorLuxottica, acaba de anunciar o lançamento de uma solução pioneira para a gestão da miopia em crianças: as novas lentes Shamir Optimee™.

Ler mais 13 Dezembro 2023
Lentes e Equipamentos