Cannabis pode tratar glaucoma?

Imagem da notícia: Cannabis pode tratar glaucoma?

Desde 1970 foram publicados vários estudos científicos que revelam uma associação entre o consumo de cannabis e uma baixa transitória das pressões oculares.

Este efeito poderia então, hipoteticamente, ser benéfico em utentes com glaucoma, uma doença caracterizada por uma lesão no nervo ótico e que tem como potencial causa a pressão intra-ocular elevada. Esta lesão leva progressivamente a perda de visão periférica, podendo terminar em cegueira irreversível.

Fica então a pergunta: se a cannabis reduz a pressão intra-ocular e a pressão elevada é, em alguns utentes, a causa de glaucoma, pode utilizar-se cannabis medicinal como tratamento? A resposta é não, segundo o médico oftalmologista Ricardo Portugal, coordenador de Oftalmologia do Hospital Privado de Gaia.

Saiba porquê aqui.

26 Novembro 2019
Oftalmologia

`

Notícias relacionadas

UOC realiza intervenção inovadora em doentes com cataratas

Uma equipa de cirurgiões da UOC – Unidade de Oftalmologia de Coimbra tem alcançado resultados muito promissores com a aplicação de uma nova lente intraocular para a correção da presbiopia em doentes com cataratas ou com cristalino transparente, desde que reúnam as condições técnicas necessárias.

Ler mais 29 Julho 2020
Oftalmologia

Intervenção da OM trava fecho da urgência noturna de oftalmologia em Lisboa

A Ordem dos Médicos (OM) e o Colégio de Oftalmologia da Ordem dos Médicos denunciaram publicamente que a região de Lisboa iria ficar sem urgência noturna de oftalmologia no período entre as 20h e as 8h, que funcionava até agora no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN) e/ou no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central (CHULC).

Ler mais 27 Julho 2020
AtualidadeOftalmologia