Óculos especiais ajudam rapaz daltónico a ver cores

Imagem da notícia: Óculos especiais ajudam rapaz daltónico a ver cores

Para o norte-americano Jonathan Jones, de 12 anos, as cores não têm a dimensão que têm para qualquer outra pessoa com uma boa visão. Mas, segundo a informação publicada pelo Diário de Notícias, uns óculos podem mudar tudo.

Nos últimos anos, a ciência tem procurado dar resposta ao daltonismo e é daqui que nascem estes óculos. Em 2016, o cientista Don McPherson fez chegar aos EUA uns óculos que permitem distinguir todas as variedades de cores. A descoberta foi feita quase por acaso, quando McPherson estava a realizar uns testes com óculos para cirurgia a laser.

Entretanto, McPherson ganhou uma bolsa de investigação do National Institute of Health e co-fundou a EnChroma, em 2010, que agora produz estes óculos especiais. Mas não são funcionais para todos os tipos de daltonismo. Apenas 80% consegue tirar partido do efeito destes óculos.

Saiba mais aqui.

29 Novembro 2019
Atualidade

PUBLICIDADE
Mido 2020
`

Notícias relacionadas

Obrigado a todos!

Durante este ano, a revista OftalPro celebrou o seu décimo aniversário. Obrigado a todos os que nos acompanham!

Ler mais 3 Dezembro 2019
Atualidade

Novembro em números

Fique a conhecer as cinco notícias mais lidas no nosso site durante o mês de novembro de 2019.

Ler mais 2 Dezembro 2019
Atualidade

Desenvolvido instrumento para avaliar ganhos em saúde

Um instrumento de medição de resultados em saúde baseado em preferências da população portuguesa, desenvolvido por uma equipa de investigadores do Centro de Estudos e Investigação em Saúde da Universidade de Coimbra (CEISUC), foi adotado pelo Ministério da Saúde como instrumento de referência para avaliar a qualidade de vida relacionada com a saúde, no âmbito de medição e valoração dos efeitos em saúde.

Ler mais 22 Novembro 2019
Atualidade