Artigo divulgado pela OftalPro sob escrutínio do Polígrafo

Imagem da notícia: Artigo divulgado pela OftalPro sob escrutínio do Polígrafo

A publicação em causa – denunciada como fake news por vários utilizadores do Facebook – baseia-se num artigo da página “Notícias de Israel”, no qual se informa que a retina artificial está a ser desenvolvida por Yael Hanein, diretora do Centro de Nanociência, Nanotecnologia e Nanomedicina na Universidade de Tel Aviv, e que “o objetivo da visão computacional é na realidade substituir estes fotorreceptores destruídos por um dispositivo que imita o sistema natural que percebe a informação visual, capaz de transferir sinais elétricos ao cérebro”. Mas será verdade?

Sim. O Polígrafo contactou a investigadora que lidera o projeto para perceber em que consiste esta nova tecnologia e em que fase se encontra. “Estamos a trabalhar nesta tecnologia há mais de 10 anos e agora estamos à procura, através de colaborações, dos melhores materiais para estimular a retina de forma mais eficaz”, respondeu Yael Hanein por e-mail, referindo-se a uma parceria recentemente estabelecida com a Universidade de Linking, na Suécia.

Saiba mais aqui.

11 Dezembro 2019
Oftalmologia

`

Notícias relacionadas

UOC realiza intervenção inovadora em doentes com cataratas

Uma equipa de cirurgiões da UOC – Unidade de Oftalmologia de Coimbra tem alcançado resultados muito promissores com a aplicação de uma nova lente intraocular para a correção da presbiopia em doentes com cataratas ou com cristalino transparente, desde que reúnam as condições técnicas necessárias.

Ler mais 29 Julho 2020
Oftalmologia

Intervenção da OM trava fecho da urgência noturna de oftalmologia em Lisboa

A Ordem dos Médicos (OM) e o Colégio de Oftalmologia da Ordem dos Médicos denunciaram publicamente que a região de Lisboa iria ficar sem urgência noturna de oftalmologia no período entre as 20h e as 8h, que funcionava até agora no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN) e/ou no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central (CHULC).

Ler mais 27 Julho 2020
AtualidadeOftalmologia