“Na saúde tudo são vasos comunicantes”

Imagem da notícia: “Na saúde tudo são vasos comunicantes”

Erica Cardoso, presidente do Conselho Diretivo do Instituto de Oftalmologia Gama Pinto (IOGP), formado também por Sandra Barrão (diretora clínica), Odete Afonso (enfermeira diretora) e Emílio Fernandes (vogal executivo), falou com a OftalPro sobre alguns dos segredos do sucesso do IOGP.

O IOGP continua a ser o único instituto público dedicado à oftalmologia, sendo o mais escolhido pelos doentes nesta área. Uma história de sucesso?

Erica Cardoso: É curioso, porque com o livre acesso dos doentes a poderem escolher um sítio de referência, a nossa lista de oftalmologia mais do que triplicou. Isso é um sinal da escolha evidente que os doentes têm pelo nosso instituto. Na apresentação que fiz do balanço, usei uma carta de referência antiga, de meados de 1900, que dizia exatamente o número de doentes que tínhamos servido de cada zona do país e nós contamos (com dados de 31 de dezembro do ano passado) com 1.151 doentes dos tais 3.500 da nossa lista de espera, são doentes fora da nossa área de referência direta. Isto quer dizer alguma coisa: 1/3 da nossa lista de espera é alimentada por pessoas que naturalmente não nos escolheriam a nós por uma questão de proximidade, um motivo de grande orgulho e da nossa diferenciação nesta área.

E em relação à lista de espera na cirurgia?

EC: Na saúde tudo são vasos comunicantes. Quando diminuímos a lista de espera na consulta, significa que inevitavelmente referenciamos mais pessoas para a cirurgia e portanto a nossa lista de espera cirúrgica aumentou um pouco, com mais de dois mil doentes em lista de espera. Ainda assim, conseguimos cumprir, dentro das mesmas percentagens, a cerca de 90% do tempo de espera garantida. Iniciámos o ano com mais de 200 dias de tempo médio de espera nas consultas e neste momento é de 99 dias.

Entrevista completa na OftalPro 47.

16 Janeiro 2020
Entrevistas

`

Notícias relacionadas

“A minha vida mudou drasticamente. Tive de aprender a ver com novos olhos”

Diagnosticada com a doença de Stargardt aos 30 anos, o mundo de Tarris Marie é atualmente um espaço de “possibilidades infinitas” que lhe fez encontrar novos caminhos nas artes, como a escrita ou o teatro. O livro de estreia, Blaque Pearle, é o rosto de uma criadora artística que usa “fragmentos da vida, imaginação e experiências para contar histórias”. 

Ler mais 28 Março 2024
Entrevistas

“Iremos alargar a nossa oferta de produtos”

Pedro Antunes, managing director da Ursapharm, concedeu uma entrevista à OftalPro e falou sobre as novidades para o futuro, nomeadamente a “introdução de medicamentos” e o alargamento a outros segmentos de mercado. “Faz parte do plano de desenvolvimento da empresa o contínuo lançamento de novos produtos dirigidos à oftalmologia e para outras especialidades”, explicou.

Ler mais 31 Janeiro 2024
Entrevistas