Catarata, uma das principais causas de perda de visão

Imagem da notícia: Catarata, uma das principais causas de perda de visão

José Salgado-Borges divulgou recentemente a apresentação feita no dossier da Revista Dignus e na qual aborda o tema Catarata em 2020. Foram autores deste artigo o próprio Salgado-Borges, Filipe Esteves e Pedro Coelho, médicos oftalmologistas da Clínica Oftalmológica J. Salgado Borges, Grupo Trofa Saúde e Lenitudes.

Segundo o relatório da OMS, cerca de mil milhões de pessoas têm uma deficiência visual que poderia ter sido prevenida ou que atualmente ainda é tratável. Um dos principais exemplos é a catarata, problema que afeta cerca de 300 milhões de pessoas e responsável ainda por cerca de 50% dos casos de cegueira a nível mundial. Estima-se que em Portugal existam mais de 300 000 pessoas com sinais de catarata, principalmente na população idosa. O seu tratamento é realizado através de cirurgia.

A catarata trata-se de uma opacidade parcial ou total do cristalino, lente natural do olho localizada imediatamente atrás da pupila. Este em condições normais é transparente o que permite a passagem dos raios luminosos e a sua focagem na retina, obtendo-se dessa forma uma imagem nítida. Com a perda da transparência do cristalino ocorre inicialmente uma diminuição da qualidade visual e posteriormente a diminuição da qualidade e quantidade de visão.

Saiba mais aqui.

11 Fevereiro 2020
Oftalmologia

PUBLICIDADE
Mido 2020
`

Notícias relacionadas

Cegos congénitos “protegidos” da esquizofrenia?

Era algo de que o psiquiatra Tom Pollak tinha ouvido falar: um facto estranho, referido de vez em quando, geralmente com perplexidade: as pessoas com cegueira congénita nunca foram diagnosticadas com esquizofrenia.

Ler mais 20 Fevereiro 2020
Oftalmologia

Bayer anuncia ensaios de fase III com nova fórmula de aflibercept 8 mg

A Bayer e a Regeneron Pharmaceuticals, Inc., anunciaram este mês dois estudos de fase III planeados, PHOTON e PULSAR, para avaliar intervalos de tratamento prolongados com uma nova formulação de aflibercept 8 mg para injeção intravítrea em adultos com perda de visão devida a edema macular diabético (EMD) e degenerescência macular húmida relacionada com a idade (DMI húmida), respetivamente.

Ler mais 17 Fevereiro 2020
Oftalmologia