Maria João Quadrado: Covid-19 e o impacto na oftalmologia

Imagem da notícia: Maria João Quadrado: Covid-19 e o impacto na oftalmologia

A médica oftalmologista Maria João Quadrado partilha com a OftalPro quais são os impactos da pandemia Covid-19 no ramo da oftalmologia: “Desde o início da pandemia foram suspensas, ou renegadas para segundo plano, as consultas e cirurgias em oftalmologia. É previsível uma hecatombe em determinadas patologias que necessitam dum controlo apertado (glaucoma; retinopatia diabética; DMI…). Por outro lado, os doentes deixaram de recorrer ao serviço de urgência pelo receio de contágio, sendo previsível que situações graves e urgentes como rejeição de transplantes; uveítes; descolamentos da retina, entre outros, não tenham sido tratadas”.

Acrescenta que, “nesta fase da pandemia, qualquer pessoa observada pelo oftalmologista pode estar infetada pelo vírus SARS-Cov-2, independentemente dos fatores de risco ou da localização geográfica. Os artigos sugerem que este vírus pode provocar conjuntivite folicular difícil de distinguir de outras conjuntivites virais. Sendo a conjuntivite uma das causas mais frequente de consulta, o oftalmologista pode ser o primeiro a contactar com o doente Covid-19”.

Maria João Quadrado afirma ainda que “para os oftalmologistas é altamente recomendável a utilização de proteção para a boca, nariz e olhos com máscara, óculos de proteção e escudos de proteção na lâmpada de fenda. Os doentes devem utilizar máscara durante toda a consulta. Tanto o médico como o doente devem tentar falar o menos possível. Os protocolos de limpeza de todos os aparelhos, entre cada consulta, devem ser extremamente rigorosos. Devem, ainda, ser adotadas novas rotinas no agendamento dos doentes para a consulta. Os doentes devem cruzar-se o menos possível nas salas de espera. Tudo isto vai tornar os tempos de consulta mais demorados, levando a uma morosa recuperação das consultas e cirurgias oculares que foram, entretanto, suspensas. Tememos, assim, que a saúde ocular seja muito afetada”.

Opinião completa em breve.

23 Abril 2020
Oftalmologia

`

Notícias relacionadas

Webinar “A retina em tempos de pandemia”

O próximo webinar da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO), a 17 de fevereiro, terá como tema “A retina em tempos de pandemia”. Neste evento, organizado pelo Grupo Português de Retina e Vítreo, vão ser discutidas as estratégias que os serviços de oftalmologia encontraram para funcionar durante uma pandemia que dura há quase um ano.

Ler mais 15 Fevereiro 2021
Eventos e FormaçãoOftalmologia

SPO organiza eventos online no primeiro semestre de 2021

Perante os momentos de grande incerteza que vivemos, a Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) programou, para os primeiros cinco meses do ano, eventos científicos exclusivamente online. As reuniões presenciais deverão ter início em junho 2021.

Ler mais 11 Fevereiro 2021
Eventos e FormaçãoOftalmologia