“A oftalmologia portuguesa tem acompanhado a evolução a nível global”

Imagem da notícia: “A oftalmologia portuguesa tem acompanhado a evolução a nível global”

Joaquim Mira, o médico oftalmologista que protagoniza a capa da OftalPro 48, dá-nos a sua opinião sobre o patamar em que se encontra a oftalmologia portuguesa, quando comparada com a do resto do mundo:

“A oftalmologia portuguesa, como as outras especialidades médicas e cirúrgicas, tem acompanhado da melhor forma a evolução científica e tecnológica existentes a nível global. Não tenho dúvida que a maioria dos hospitais públicos e o setor privado estão bem apetrechados de tecnologias de ponta, comparativamente aos serviços considerados de excelência a nível mundial, e que os oftalmologistas portugueses estão igualmente bem preparados nas áreas médica ou cirúrgica e são muito considerados a nível internacional. Aliás, veja-se a quantidade e a qualidade da investigação e as apresentações em congressos e reuniões científicas e publicações produzidas por oftalmologistas portugueses”.

Entrevista completa na OftalPro 48.

28 Abril 2020
Entrevistas

`

Notícias relacionadas

“A oftalmologia é uma especialidade muito bonita e gratificante”

Quem o diz é Andreia Rosa, médica oftalmologista no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) e na Unidade de Oftalmologia de Coimbra (UOC). A OftalPro foi conhecer esta médica oftalmologista que vê a oftalmologia como uma especialidade “muito bonita e gratificante”.

Ler mais 8 Julho 2022
EntrevistasOftalmologia

HE-UFP acolhe alunas ucranianas no serviço de oftalmologia

O Hospital-Escola da Universidade Fernando Pessoa (HE-UFP) está a acolher estudantes de medicina provenientes da Kharkiv National Medical University no serviço de oftalmologia. Sandra Guimarães, médica oftalmologista e coordenadora deste serviço, e as duas alunas que integram o estágio falaram com a OftalPro sobre esta iniciativa que, apesar da guerra, já estava prevista.

Ler mais 6 Julho 2022
EntrevistasOftalmologia

“Este livro é reflexo do respeito e gratidão pelas crianças que acompanhamos”

A parentalidade e pedagogia foram o catalisador para o nascimento de uma obra “útil”, onde se pudesse abordar o tema da utilização de óculos nas crianças e o tratamento da ambliopia. As médicas Rita Couceiro e Joana Portelinha são as autoras do livro infantil “Os Óculos Mágicos”, uma obra que contou com a ilustração de Natalina Cóias e que procura “criar uma estória com a qual as crianças se possam identificar”.

Ler mais 4 Julho 2022
AtualidadeEntrevistas