Florindo Esperancinha: Covid-19 e o impacto na oftalmologia

Imagem da notícia: Florindo Esperancinha: Covid-19 e o impacto na oftalmologia

O médico oftalmologista Florindo Esperancinha partilha com a OftalPro quais são os impactos da pandemia Covid-19 no ramo da oftalmologia. “O maior impacto da pandemia tem a ver com os olhos serem porta de entrada para a infeção, o que obriga os profissionais a terem de criar condições na consulta que protejam da transmissão quer para o doente quer para o médico”.

Acrescenta que, neste sentido, “o médico tem que usar máscara, óculos protetores, luvas de acrílico e pelo menos uma bata impermeável durante a consulta e um fato de bloco em médicos de risco (mais de 60 anos) justifica-se; a lâmpada de fenda deve ter um protetor específico que proteja do contacto com a respiração do doente; entre um doente e outro deve ser feita a desinfeção de todo o equipamento, incluindo os sistemas informáticos e os telemóveis; a sala deve ter uma janela que permita o arejamento da mesma; a necessidade de fundoscopia deve ser feita preferencialmente com o binocular indireto; a medição da pressão intraocular só se deve fazer com pontas descartáveis na aplanação e nunca com o tonómetro de sopro”.

O médico oftalmologista diz ainda que “a conjuntivite por Covid-19 é clinicamente a manifestação ocular mais evidente e deve ser sempre enquadrada com outro tipo de sintomatologia, como a perda de olfato e alterações gustativas, chegando à abolição das mesmas numa fase inicial da doença; a presença de febre, dores musculares, tosse seca e dispneia são outros sintomas enquadradores”.

Opinião completa em breve.

5 Maio 2020
Oftalmologia

`

Notícias relacionadas

Conselhos para proteger os olhos das crianças

A Clínica Oftalmológica Dr. Rui Avelino Resende fez uma publicação no seu site para aconselhar os pais sobre os cuidados a ter na proteção dos olhos das crianças com o sol. Com a chegada do verão as preocupações dos pais com o sol e os cuidados a ter na hora de proteger as crianças são […]

Ler mais 29 Junho 2022
AtualidadeCuriosidadeOftalmologia

Mafalda Pimpão em entrevista

O Laboratório Edol completa 70 anos e mantém a ambição de continuar a crescer. Por esse motivo a empresa prevê inaugurar, ainda este ano, a sua nova unidade fabril em Carnaxide e abraçar novos mercados. Em entrevista à OftalPro, a diretora de marketing e vendas do Edol, Mafalda Pimpão, refere que a ambição com a nova unidade fabril “é abraçar novos mercados, principalmente o europeu” e “continuar a ser uma referência no setor”.

Ler mais 28 Junho 2022
EntrevistasOftalmologia

SPO de Verão decorre em julho

O Congresso SPO de Verão (Reunião de todos os Grupos) está agendado para 1 e 2 de julho de 2022, no Troia Design Hotel, em Troia. Ana Magriço, secretária geral da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO), concedeu à OftalPro uma antevisão do evento que “será uma oportunidade para aprender mais com o objetivo de tratar cada vez melhor os doentes”.

Ler mais 27 Junho 2022
AtualidadeEntrevistasOftalmologia