Covid-19 e a retoma da atividade em oftalmologia

Imagem da notícia: Covid-19 e a retoma da atividade em oftalmologia

A Ordem dos Médicos publicou um conjunto de diretrizes sobre a retoma de atividades eletivas em oftalmologia, nomeadamente recomendações para a prática médica e cirúrgica em tempos de pandemia Covid-19.

O documento refere que “até ao momento nenhum país realizou com rigor uma avaliação do impacto das medidas de saúde pública e de proteção social implementadas. Por outro lado, desconhecemos quase em absoluto os timings e o tipo de ‘normalidade’ que teremos no curto e médio prazo. Ainda assim, conhecemos bem a realidade do SNS antes da crise; conhecemos as insuficiências do passado, os índices de acessibilidade, e os tempos médios de resposta nas várias especialidades; sabemos com segurança, que a necessidade de suspender as atividades médicas e cirúrgicas eletivas agravaram de forma acentuada os constrangimentos prévios. O recomeço será por isso uma tarefa árdua para a qual teremos de estar preparados”.

Nesse sentido, “os colégios de especialidade, devem sob a tutela do Conselho Nacional da Ordem do Médicos, desenvolver manuais de recomendações e regras de segurança actualizados e adaptadas à respectiva especialidade. Na fase inicial da pandemia em Portugal, o Colégio de Oftalmologia e a Sociedade Portuguesa de Oftalmologia publicaram recomendações no sentido de minimizar o risco de propagação de infeção. No atual contexto de otimismo (exagerado?) projetando o reinício pelo menos parcial de alguma atividade clínica adicional, impõem-se recomendações atualizados no sentido de padronizar comportamentos capazes de garantir a segurança possível a doentes e profissionais de saúde”.

Saiba mais aqui.

13 Maio 2020
Oftalmologia

`

Notícias relacionadas

Olhos vermelhos e bandeiras vermelhas

Olhos vermelhos e bandeiras vermelhas: A importância do exame oftalmológico no diagnóstico e orientação - artigo da autoria de J. Salgado-Borges. MD, PhD, FEBO - Diretor Clínico da Clinsborges, Embaixador em Portugal do TFOS (Tear Film & Ocular Surface Society) e Membro da EUDES (European Dry Eye Society).

Ler mais 3 Abril 2024
Oftalmologia