Covid-19 e a retoma da atividade em oftalmologia

Imagem da notícia: Covid-19 e a retoma da atividade em oftalmologia

A Ordem dos Médicos publicou um conjunto de diretrizes sobre a retoma de atividades eletivas em oftalmologia, nomeadamente recomendações para a prática médica e cirúrgica em tempos de pandemia Covid-19.

O documento refere que “até ao momento nenhum país realizou com rigor uma avaliação do impacto das medidas de saúde pública e de proteção social implementadas. Por outro lado, desconhecemos quase em absoluto os timings e o tipo de ‘normalidade’ que teremos no curto e médio prazo. Ainda assim, conhecemos bem a realidade do SNS antes da crise; conhecemos as insuficiências do passado, os índices de acessibilidade, e os tempos médios de resposta nas várias especialidades; sabemos com segurança, que a necessidade de suspender as atividades médicas e cirúrgicas eletivas agravaram de forma acentuada os constrangimentos prévios. O recomeço será por isso uma tarefa árdua para a qual teremos de estar preparados”.

Nesse sentido, “os colégios de especialidade, devem sob a tutela do Conselho Nacional da Ordem do Médicos, desenvolver manuais de recomendações e regras de segurança actualizados e adaptadas à respectiva especialidade. Na fase inicial da pandemia em Portugal, o Colégio de Oftalmologia e a Sociedade Portuguesa de Oftalmologia publicaram recomendações no sentido de minimizar o risco de propagação de infeção. No atual contexto de otimismo (exagerado?) projetando o reinício pelo menos parcial de alguma atividade clínica adicional, impõem-se recomendações atualizados no sentido de padronizar comportamentos capazes de garantir a segurança possível a doentes e profissionais de saúde”.

Saiba mais aqui.

13 Maio 2020
Oftalmologia

`

Notícias relacionadas

Máscaras de Angelina Meireles são “solidárias”

A Mundo A Sorrir avançou com a venda de máscaras reutilizáveis feitas em capulana (tecido tradicionalmente utilizado em África), cuja receita reverte na totalidade para o projeto “Saúde A Sorrir na Guiné-Bissau”, desenvolvido desde 2005. A criadora destas máscaras é a médica oftalmologista Angelina Meireles.

Ler mais 25 Maio 2020
AtualidadeOftalmologia

Textura da retina pode alertar para doença de Alzheimer

Engenheiros biomédicos da Duke University desenvolveram um novo dispositivo de imagem capaz de medir a espessura e a textura das várias camadas da retina na parte posterior do olho. O avanço pode ser usado para detetar um biomarcador da doença de Alzheimer, oferecendo potencialmente um sistema de alerta precoce para a doença.

Ler mais 20 Maio 2020
AtualidadeOftalmologia