David Martins: Covid-19 e o impacto na oftalmologia

Imagem da notícia: David Martins: Covid-19 e o impacto na oftalmologia

O médico oftalmologista David Martins partilha com a OftalPro quais são os impactos da pandemia Covid-19 no ramo da oftalmologia.

“Em qualquer situação que aconteça de uma forma tão rápida quanto inesperada como foi o caso desta pandemia, as repercussões relativamente a todas as atividades profissionais são inúmeras e difíceis de quantificar a priori. No entanto, e agora que passaram cerca de dois meses após o início deste processo complicado de gerir, o que podemos referir é que com o confinamento  quase total de todas as atividades, nomeadamente no que diz respeito à oftalmologia e o encerramento de clínicas, consultórios e serviços hospitalares, muitas consultas, exames, tratamentos, cirurgias foram adiadas ‘sine die’, com séria repercussão na saúde da visão de muitos doentes. Mais grave ainda, o facto de até em situações de urgência, muitas pessoas terem evitado recorrer às urgências, que mantiveram o seu funcionamento, pelo medo de contágio pelo SARS-Cov-2 com repercussões difíceis de quantificar. Acresce o facto de que nos próximos meses, anos,?, toda a prática médica e oftalmológica irá sofrer alterações na forma de abordagem dos doentes, levando a um aumento das listas de espera a todos os níveis. Como resolver esta situação? Aqui fica uma interrogação e reflexão. Penso que com sabedoria, cooperação, planeamento e organização conseguiremos resolver os múltiplos problemas que resultaram desta inesperada pandemia. Mas, vai levar tempo!”.

Opinião completa em breve.

2 Junho 2020
AtualidadeOftalmologia

`

Notícias relacionadas

Córnea sintética ajuda cego a voltar a ver

Um homem de 78 anos estava dado como legalmente cego e recuperou a visão, sendo capaz de reconhecer familiares e ver números num quadro. O feito só foi possível devido ao implante da córnea sintética desenvolvida pela CorNeat que pode ser colocado diretamente no olho para substituir córneas danificadas, sem necessidade de tecido humano.

Ler mais 21 Janeiro 2021
Oftalmologia