David Martins: Covid-19 e o impacto na oftalmologia

Imagem da notícia: David Martins: Covid-19 e o impacto na oftalmologia

O médico oftalmologista David Martins partilha com a OftalPro quais são os impactos da pandemia Covid-19 no ramo da oftalmologia.

“Em qualquer situação que aconteça de uma forma tão rápida quanto inesperada como foi o caso desta pandemia, as repercussões relativamente a todas as atividades profissionais são inúmeras e difíceis de quantificar a priori. No entanto, e agora que passaram cerca de dois meses após o início deste processo complicado de gerir, o que podemos referir é que com o confinamento  quase total de todas as atividades, nomeadamente no que diz respeito à oftalmologia e o encerramento de clínicas, consultórios e serviços hospitalares, muitas consultas, exames, tratamentos, cirurgias foram adiadas ‘sine die’, com séria repercussão na saúde da visão de muitos doentes. Mais grave ainda, o facto de até em situações de urgência, muitas pessoas terem evitado recorrer às urgências, que mantiveram o seu funcionamento, pelo medo de contágio pelo SARS-Cov-2 com repercussões difíceis de quantificar. Acresce o facto de que nos próximos meses, anos,?, toda a prática médica e oftalmológica irá sofrer alterações na forma de abordagem dos doentes, levando a um aumento das listas de espera a todos os níveis. Como resolver esta situação? Aqui fica uma interrogação e reflexão. Penso que com sabedoria, cooperação, planeamento e organização conseguiremos resolver os múltiplos problemas que resultaram desta inesperada pandemia. Mas, vai levar tempo!”.

Opinião completa em breve.

2 Junho 2020
AtualidadeOftalmologia

`

Notícias relacionadas

CCVO lança Eagle Eye Vison Drink

Entre os dias 18 e 20 de abril, a CCVO marcou presença no XXIV Congresso Nacional de Ortoptistas, onde lançou “um produto inédito”, o Eagle Eye Vision Drink, um suplemento alimentar que contribui para a melhoria do desempenho visual, prevenção e tratamento de degeneração macular em fase inicial.

Ler mais 24 Maio 2024
Atualidade

HOYA estreia-se na TV em Portugal

Pela primeira vez, a HOYA vai anunciar a MiYOSMART, lente para a gestão da miopia em crianças e adolescentes, na televisão portuguesa, nos canais CMTV e TVI.

Ler mais 23 Maio 2024
AtualidadeLentes e Equipamentos