David Martins: Covid-19 e o impacto na oftalmologia

Imagem da notícia: David Martins: Covid-19 e o impacto na oftalmologia

O médico oftalmologista David Martins partilha com a OftalPro quais são os impactos da pandemia Covid-19 no ramo da oftalmologia.

“Em qualquer situação que aconteça de uma forma tão rápida quanto inesperada como foi o caso desta pandemia, as repercussões relativamente a todas as atividades profissionais são inúmeras e difíceis de quantificar a priori. No entanto, e agora que passaram cerca de dois meses após o início deste processo complicado de gerir, o que podemos referir é que com o confinamento  quase total de todas as atividades, nomeadamente no que diz respeito à oftalmologia e o encerramento de clínicas, consultórios e serviços hospitalares, muitas consultas, exames, tratamentos, cirurgias foram adiadas ‘sine die’, com séria repercussão na saúde da visão de muitos doentes. Mais grave ainda, o facto de até em situações de urgência, muitas pessoas terem evitado recorrer às urgências, que mantiveram o seu funcionamento, pelo medo de contágio pelo SARS-Cov-2 com repercussões difíceis de quantificar. Acresce o facto de que nos próximos meses, anos,?, toda a prática médica e oftalmológica irá sofrer alterações na forma de abordagem dos doentes, levando a um aumento das listas de espera a todos os níveis. Como resolver esta situação? Aqui fica uma interrogação e reflexão. Penso que com sabedoria, cooperação, planeamento e organização conseguiremos resolver os múltiplos problemas que resultaram desta inesperada pandemia. Mas, vai levar tempo!”.

Opinião completa em breve.

2 Junho 2020
AtualidadeOftalmologia

PUBLICIDADE
https://www.oftalpro.pt/wp-content/uploads/2022/11/BANNER-MIDO_OPTICA-E-OFTAL.gif
`

Notícias relacionadas

Oftalmologia marca presença na MIDO 2023

A conferência "Oftalmologia, óptica e optometria: as novas tecnologias e o futuro", será um dos motivos a ter em conta na edição deste ano da exposição internacional MIDO, que se realiza de 4 a 6 de fevereiro, em Milão, Itália.

Ler mais 23 Janeiro 2023
Atualidade

Qual o Futuro da Tecnologia nos Cuidados de Saúde?

A tecnologia e inovação estão de mãos dadas e vão acelerar durante o resto da década à medida que as empresas, os governos e os indivíduos se adaptarem às novas realidades, como a deslocalização, descarbonização, demografia e tensões geopolíticas.

Ler mais 20 Janeiro 2023
Atualidade