Investigador húngaro ganha prémio por terapia que pode curar cegueira

Imagem da notícia: Investigador húngaro ganha prémio por terapia que pode curar cegueira

O médico e cientista Botond Roska ganhou o Prémio Körber para a Ciência Europeia 2020 em Hamburgo, Alemanha, devido à sua investigação inovadora: um tratamento baseado em genes para restaurar a visão.

O investigador húngaro, que trabalha em Basileia, Suíça, descobriu uma terapia baseada em genes que reprograma as células do olho humano, para que possam realizar o trabalho dos recetores sensíveis à luz necessários à visão. Espera-se que este procedimento reative as retinas em pessoas invisuais.

Botond Roska afirma que, por enquanto, o processo cria um nível de visão semelhante ao de ver televisão a preto e branco. Este tratamento baseado em genes para restaurar a visão já entrou na fase de testes clínicos em voluntários cegos.

Saiba mais aqui.

14 Setembro 2020
AtualidadeOftalmologia

PUBLICIDADE
250
`

Notícias relacionadas

NOVA Medical School assinala Dia Mundial da Retina

A NOVA Medical School vai assinalar o Dia Mundial da Retina com um evento dedicado ao doente, reunindo investigadores, oftalmologistas e associações de doentes, no dia 27 de setembro, no Auditório Manuel Machado Macedo, NOVA Medical School, em Lisboa.

Ler mais 26 Setembro 2024
Oftalmologia

Bayer marcou presença no Congresso EURETINA

A Bayer voltou a marcar presença no Congresso EURETINA, que se realizou entre os dias 19 a 22 de setembro, em Barcelona, no contexto das celebrações do Dia Mundial da Retina. Este ano, a Bayer esteve presente com 18 simpósios, entre os dias 19 e 20 de setembro, dando destaque às áreas terapêuticas nas quais a companhia possui tratamentos.

Ler mais 25 Setembro 2024
Atualidade