Descoberta origem comum a seis doenças psiquiátricas

Imagem da notícia: Descoberta origem comum a seis doenças psiquiátricas

Um novo estudo mundial, do qual uma equipa de investigadores da Escola de Medicina da Universidade do Minho faz parte, descobriu que ocorrem modificações no córtex, que são comuns às seis principais doenças psiquiátricas, e que estas ocorrem logo no período pré-natal, ou muito precocemente no desenvolvimento de cada pessoa.

Segundo a Médico News, o cérebro de mais de 12 mil pessoas que sofrem com défice de atenção/hiperatividade, autismo, doença bipolar, perturbação depressiva, perturbação obsessivo-compulsiva e esquizofrenia foi objeto de estudo para esta investigação, que tem como principal objetivo tentar prevenir o aparecimento destas doenças.

“Com esta descoberta vamos conseguir compreender melhor como é que as doenças se estabelecem e como evoluem para podermos encontrar novas formas de as tratar. Até ao momento o que fazemos é tentar reduzir os sintomas de doenças completamente estabelecidas do ponto de vista cerebral, isto é, já vamos tarde para reparar as alterações cerebrais que começaram muito cedo”, explica Pedro Morgado, o coordenador da equipa de investigação portuguesa, do ICVS da Escola de Medicina da Universidade.

O trabalho foi publicado no JAMA Psychiatry e analisou o funcionamento de 34 regiões do cérebro, tendo identificado disparidades ao nível da densidade cortical, ou seja, as pessoas que sofrem das doenças psiquiátricas estudadas apresentam um córtex com menor densidade celular, comparativamente aos indivíduos sem nenhuma da patologia. A diferença deve-se a um número mais reduzido de neurónios piramidais, células que são fundamentais para a comunicação entre diferentes regiões cerebrais.

Esta investigação está integrada num consórcio mundial que envolve 299 autores de mais de 20 países.

15 Setembro 2020
Atualidade

`

Notícias relacionadas

Parabéns Carlos

Em dia aniversário, desafiámos o Carlos, account manager na OftalPro, a mostrar um pouco mais de si. E aproveitamos para lhe desejar um dia maravilhoso!

Ler mais 12 Março 2024
Atualidade

Revista do mês. Os mais lidos de fevereiro

Destacamos as notícias mais procuradas pelos leitores na página online, com o conjunto de cinco artigos mais lidos em fevereiro na OftalPro. O número de visualizações de páginas únicas (1) ao site da OftalPro foi de 8.434, sendo que o número de utilizadores (2) foi de 3.241.

Ler mais 6 Março 2024
Atualidade