Internacionais portugueses dão a cara pela daltonismo

Imagem da notícia: Internacionais portugueses dão a cara pela daltonismo

Bruno Fernandes, Jéssica Silva e o treinador Petit são os embaixadores portugueses do projeto #TACBIS – Tackling Colour Blindness in Sport -, cujo objetivo é promover a inclusão de pessoas com daltonismo no futebol.

Promovido pela EFDN (Rede do Futebol Europeu para o Desenvolvimento), com o apoio de fundos do programa de desenvolvimento europeu ERASMUS+, este projeto conta com a participação da Federação Portuguesa de Futebol e várias entidades do futebol europeu, entre as quais a organização Colour Blindness Awareness, a Universidade de Oxford Brookes, as federações inglesa, islandesa e romena, o clube dinamarquês Randers FC, entre outros.

Além de pretender fornecer evidências da existência do daltonismo no futebol, o projeto #TACBIS visa a criação e distribuição de recursos para apoio a jogadores daltónicos, mas também a outros grupos na família do futebol, tais como adeptos.

“Este ano, o Color Blind Awareness Day [Dia Mundial do Daltonismo] coincidiu com uma série de jogos da Liga das Nações, pelo que as federações e os nossos clubes parceiros usaram isso como oportunidade para promover a causa. Embaixadores de alto nível, como Bruno Fernandes e Jéssica Silva, de Portugal, Gylfi Sigurdsson, da Islândia, e outros treinadores, jogadores e fãs de destaque, estiveram nas redes sociais a despertar consciências e a gerar mais conhecimento sobre o daltonismo”, refere Kathryn Albany-Ward, fundadora da ONG Colour Blind Awareness, destacando a importância de “envolver na causa todos os ‘skateholders’ do futebol”.

Saiba mais aqui.

21 Setembro 2020
Atualidade

PUBLICIDADE
MIDO 2021
`

Notícias relacionadas

Fundação Gulbenkian e CUF fazem parceria

A presidente da Fundação Calouste Gulbenkian, Isabel Mota, e o presidente da CUF, Salvador de Mello, firmaram recentemente um protocolo de colaboração através do qual pretendem aproveitar as sinergias existentes entre as áreas de atuação das duas instituições e promover o intercâmbio de conhecimentos, incentivar a cooperação e a investigação científica, estimular a formação de profissionais de saúde, apoiar iniciativas de elevado potencial e incentivar a publicação científica.

Ler mais 15 Outubro 2020
Atualidade

OrCam Read auxilia pessoas disléxicas ou com dificuldades de leitura

A OrCam Technologies juntou-se à Biblioteca Nacional de Portugal para auxiliar pessoas disléxicas ou com dificuldades de leitura. A parceria, que surgiu a propósito do Dia Mundial da Visão, pretende capacitar todos os leitores que frequentam a biblioteca com a disponibilização de um OrCam Read.

Ler mais 12 Outubro 2020
Atualidade