Consultório móvel faz consultas de oftalmologia na Aldeia SOS de Bicesse
O consultório móvel do projeto VAN (Vision As Needed), uma parceria da Fundação Vision For Life-Essilor com a Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO), está na Aldeia SOS de Bicesse hoje, Dia Mundial da Visão, para realizar consultas a crianças e jovens residentes na instituição.
O consultório móvel de oftalmologia percorre o país desde dezembro de 2019, tendo já realizado consultas da especialidade a 275 crianças residentes em instituições de acolhimento de menores. Na sequência dessas consultas, foram oferecidos óculos a 134 jovens com necessidade de correção e de apoio visual diagnosticadas nas consultas de oftalmologia.
As consultas são realizadas num consultório móvel de oftalmologia, instalado numa carrinha com todo o equipamento necessário, certificado pela Entidade Reguladora da Saúde. As consultas são feitas por oftalmologistas voluntários do Grupo de oftalmologia Pediátrica da SPO e, em função dos diagnósticos e prescrições, a Fundação Vision For Life oferece gratuitamente as lentes e armações dos óculos de correção.
Até ao início de outubro foram realizadas no âmbito deste projeto 275 consultas médicas, tendo sido oferecidos os óculos prescritos a 134 crianças (49% do total das crianças examinadas). Entre as lentes oferecidas, 13 por cento respeitam a atualizações de graduação de crianças que já usavam óculos.
O objetivo do projeto (que retoma a sua atividade com todas as medidas de proteção e segurança após paragem desde Março devida à conjuntura), é chegar ao maior número das crianças inequivocamente carenciadas, dos 6 aos 18 anos – previamente assinaladas pelas entidades de Apoio Social de todo o país possibilitando-lhes acesso a uma consulta de Oftalmologia e a óculos graduados sempre que necessários. As consultas arrancaram em dezembro, na Aldeia SOS de Gulpilhares, em Gaia, e, desde então o consultório médico móvel do projecto Vision as Needed já visitou 10 instituições de 6 distritos em todo o país, tendo abrangido 275 crianças.
O acesso à consulta especializada e a óculos graduados é um fator fundamental para o sucesso escolar de todas as crianças. Sabe-se que 80% da aprendizagem se faz através da visão. Em Portugal, no caso das crianças carenciadas estima-se que mais de 16 mil estejam afetadas por anomalias visuais, facilmente compensáveis, e que por falta de recursos não têm e não usam óculos corretivos.
8 Outubro 2020
AtualidadeOftalmologia