Consultório móvel faz consultas de oftalmologia na Aldeia SOS de Bicesse

Imagem da notícia: Consultório móvel faz consultas de oftalmologia na Aldeia SOS de Bicesse

O consultório móvel do projeto VAN (Vision As Needed), uma parceria da Fundação Vision For Life-Essilor com a Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO), está na Aldeia SOS de Bicesse hoje, Dia Mundial da Visão, para realizar consultas a crianças e jovens residentes na instituição.

O consultório móvel de oftalmologia percorre o país desde dezembro de 2019, tendo já realizado consultas da especialidade a 275 crianças residentes em instituições de acolhimento de menores. Na sequência dessas consultas, foram oferecidos óculos a 134 jovens com necessidade de correção e de apoio visual diagnosticadas nas consultas de oftalmologia.

As consultas são realizadas num consultório móvel de oftalmologia, instalado numa carrinha com todo o equipamento necessário, certificado pela Entidade Reguladora da Saúde. As consultas são feitas por oftalmologistas voluntários do Grupo de oftalmologia Pediátrica da SPO e, em função dos diagnósticos e prescrições, a Fundação Vision For Life oferece gratuitamente as lentes e armações dos óculos de correção.

Até ao início de outubro foram realizadas no âmbito deste projeto 275 consultas médicas, tendo sido oferecidos os óculos prescritos a 134 crianças (49% do total das crianças examinadas). Entre as lentes oferecidas, 13 por cento respeitam a atualizações de graduação de crianças que já usavam óculos.

O objetivo do projeto (que retoma a sua atividade com todas as medidas de proteção e segurança após paragem desde Março devida à conjuntura), é chegar ao maior número das crianças inequivocamente carenciadas, dos 6 aos 18 anos – previamente assinaladas pelas entidades de Apoio Social de todo o país possibilitando-lhes acesso a uma consulta de Oftalmologia e a óculos graduados sempre que necessários. As consultas arrancaram em dezembro, na Aldeia SOS de Gulpilhares, em Gaia, e, desde então o consultório médico móvel do projecto Vision as Needed já visitou 10 instituições de 6 distritos em todo o país, tendo abrangido 275 crianças.

O acesso à consulta especializada e a óculos graduados é um fator fundamental para o sucesso escolar de todas as crianças. Sabe-se que 80% da aprendizagem se faz através da visão. Em Portugal, no caso das crianças carenciadas estima-se que mais de 16 mil estejam afetadas por anomalias visuais, facilmente compensáveis, e que por falta de recursos não têm e não usam óculos corretivos.

8 Outubro 2020
AtualidadeOftalmologia

`

Notícias relacionadas

Córnea sintética ajuda cego a voltar a ver

Um homem de 78 anos estava dado como legalmente cego e recuperou a visão, sendo capaz de reconhecer familiares e ver números num quadro. O feito só foi possível devido ao implante da córnea sintética desenvolvida pela CorNeat que pode ser colocado diretamente no olho para substituir córneas danificadas, sem necessidade de tecido humano.

Ler mais 21 Janeiro 2021
Oftalmologia

Já conhece a nova equipa da SPO Jovem?

Fique a conhecer os rostos da nova equipa da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) Jovem. "Aceitamos com motivação o desafio de continuar a relação de proximidade, criada nos anos anteriores, entre internos, jovens especialistas e todos os oftalmologistas portugueses", afirmam.

Ler mais 18 Janeiro 2021
Oftalmologia