Consultório móvel faz consultas de oftalmologia na Aldeia SOS de Bicesse

Imagem da notícia: Consultório móvel faz consultas de oftalmologia na Aldeia SOS de Bicesse

O consultório móvel do projeto VAN (Vision As Needed), uma parceria da Fundação Vision For Life-Essilor com a Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO), está na Aldeia SOS de Bicesse hoje, Dia Mundial da Visão, para realizar consultas a crianças e jovens residentes na instituição.

O consultório móvel de oftalmologia percorre o país desde dezembro de 2019, tendo já realizado consultas da especialidade a 275 crianças residentes em instituições de acolhimento de menores. Na sequência dessas consultas, foram oferecidos óculos a 134 jovens com necessidade de correção e de apoio visual diagnosticadas nas consultas de oftalmologia.

As consultas são realizadas num consultório móvel de oftalmologia, instalado numa carrinha com todo o equipamento necessário, certificado pela Entidade Reguladora da Saúde. As consultas são feitas por oftalmologistas voluntários do Grupo de oftalmologia Pediátrica da SPO e, em função dos diagnósticos e prescrições, a Fundação Vision For Life oferece gratuitamente as lentes e armações dos óculos de correção.

Até ao início de outubro foram realizadas no âmbito deste projeto 275 consultas médicas, tendo sido oferecidos os óculos prescritos a 134 crianças (49% do total das crianças examinadas). Entre as lentes oferecidas, 13 por cento respeitam a atualizações de graduação de crianças que já usavam óculos.

O objetivo do projeto (que retoma a sua atividade com todas as medidas de proteção e segurança após paragem desde Março devida à conjuntura), é chegar ao maior número das crianças inequivocamente carenciadas, dos 6 aos 18 anos – previamente assinaladas pelas entidades de Apoio Social de todo o país possibilitando-lhes acesso a uma consulta de Oftalmologia e a óculos graduados sempre que necessários. As consultas arrancaram em dezembro, na Aldeia SOS de Gulpilhares, em Gaia, e, desde então o consultório médico móvel do projecto Vision as Needed já visitou 10 instituições de 6 distritos em todo o país, tendo abrangido 275 crianças.

O acesso à consulta especializada e a óculos graduados é um fator fundamental para o sucesso escolar de todas as crianças. Sabe-se que 80% da aprendizagem se faz através da visão. Em Portugal, no caso das crianças carenciadas estima-se que mais de 16 mil estejam afetadas por anomalias visuais, facilmente compensáveis, e que por falta de recursos não têm e não usam óculos corretivos.

8 Outubro 2020
AtualidadeOftalmologia

`

Notícias relacionadas

Marcelo Rebelo de Sousa nas comemorações da BIAL

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou esta terça-feira (25) o colaborador mais antigo da maior farmacêutica portuguesa. A distinção foi entregue no âmbito das comemorações dos 100 anos do laboratório, no dia em que se realiza a conferência BIAL 100 Years – Shaping the future, na Fundação Serralves (Porto).

Ler mais 25 Junho 2024
Atualidade

Programa Vision as Needed na Damaia

A OneSight EssilorLuxottica Foundation e a Cáritas Portuguesa dão continuidade ao Programa “Vision as Needed”, desta vez em Lisboa. Na passada sexta-feira (21 junho), pelas 10h30, na Cáritas Paroquial da Damaia decorreram ações de rastreio, seguindo-se, no dia 27, as consultas para os que evidenciarem necessidade de óculos.

Ler mais 24 Junho 2024
Oftalmologia

Consumo de drogas poderá causar deficiência visual

Gerardo Gleason, especialista mexicano em tecnologia para cirurgias oftalmológicas, alertou que “o consumo de substâncias psicoativas, naturais ou sintéticas, que atuam no sistema nervoso gerando alterações nas funções que regulam pensamentos, emoções e comportamento, aumentam as hipóteses de deficiência visual ou cegueira”, revela a Lusa.

Ler mais 21 Junho 2024
Atualidade