Especialistas apelam à retoma da vigilância oftalmológica
O diagnóstico correto, o tratamento e o acompanhamento são premissas essenciais para travar a progressão das doenças oftalmológicas que causam a perda de visão, contudo, de acordo com o estudo Insights from EUROCOVCAT group, a situação atual levou a alterações substanciais no acesso aos cuidados oftalmológicos e foi demonstrado que qualquer atraso ou suspensão de procedimentos oftalmológicos essenciais pode causar uma deterioração significativa e rápida da visão.
Com a chegada da nova normalidade, recuperámos, de certa forma, a rotina a que estávamos habituados: regresso ao escritório, regresso à escola ou visitas às famílias. Mas estas rotinas não são a única coisa que temos de recuperar. Os especialistas reforçam a importância de retomar as consultas de acompanhamento e tratamentos oftalmológicos, bem como de manter cuidados de saúde ocular adequados para evitar que a incorporação de novos hábitos de vida, tais como a normalização do teletrabalho, a educação online ou uma maior utilização da tecnologia para atividades quotidianas, tenham efeitos negativos na nossa visão.
Ana Isabel Gómez, country manager da Alcon Iberia, assegura que “nos últimos meses, a nossa saúde ocular foi prejudicada porque a visão humana foi concebida para ver em espaços abertos, e a necessidade de adaptação a curtas distâncias durante um longo período de tempo causa fadiga e stress visual”. Por esta razão, lembra-nos que “se aprendemos alguma coisa com a situação atual, é que não devemos negligenciar as visitas ao oftalmologista porque a nossa saúde ocular pode sofrer. De facto, a monitorização e manutenção contínua dos tratamentos será o melhor trunfo para os nossos olhos”.
Por esse motivo, e como parte do Dia Mundial da Visão, celebrado a 8 de outubro, a Alcon ofereceu uma série de dicas e hábitos saudáveis para proteger a saúde visual:
1. Utilizar gotas lubrificantes que mantenham a humidade ocular.
2. Fazer pelo menos um exame oftalmológico por ano, especialmente se houver um historial familiar de doença ocular.
3. Contactar o centro de cuidados médicos por telefone para que as visitas possam ser organizadas em segurança e para avançar com os processos por telemedicina.
4. Lembre-se de ir ao seu optometrista com uma marcação prévia para uma correta revisão e graduação ocular.
5. O aquecimento aumenta a secura do ambiente e aumenta a evaporação das lágrimas. Os humidificadores são recomendados para utilização no local de trabalho ou em casa.
6. Boa iluminação: Iluminar espaços 50% abaixo do nível de brilho do ecrã do computador, para além de utilizar ecrãs de qualidade, ajustando o tamanho da fonte e o brilho.
7. Postura adequada: manter a distância suficiente quando se trabalha com o computador e outros dispositivos de visualização.
8. A regra 20-20-20: recomenda-se que tiremos os olhos a cada 20 minutos e nos concentremos durante 20 segundos num objeto que esteja a cerca de 6 metros (20 feet) de distância e que olhemos durante o mesmo período de tempo para algo que esteja por perto.
9. Dieta equilibrada: Nutrientes como os Ómega 3, Zinco, vitaminas A e B12, são benéficos para a manutenção de uma visão normal. Antioxidantes como o Cobre ou o Zinco têm uma importante capacidade de proteger as células contra as oxidações indesejáveis. É essencial beber pelo menos 2 litros de água por dia para manter uma boa hidratação.
10. Os utilizadores de lentes de contacto devem continuar a usar lentes de contacto com segurança, praticando bons hábitos de higiene, tais como lavar sempre as mãos com água e sabão antes de manusear as suas lentes.
11. Existem lentes concebidas com materiais específicos para manter a hidratação ocular, que ajudam a manter o conforto ao longo do dia e uma visão clara, e podem ajudar a evitar a exposição dos olhos secos aos ecrãs.
9 Outubro 2020
Oftalmologia