Reconstrução do tecido ocular poderá fornecer novos insights sobre retina externa

Imagem da notícia: Reconstrução do tecido ocular poderá fornecer novos insights sobre retina externa

Um novo estudo, realizado por cientistas da Universidade de Southampton, fez uma descoberta que pode ajudar no tratamento da perda de visão relacionada com a idade. Com o envelhecimento da sociedade, condições como a degeneração macular relacionada com a idade (DMRI) estão a tornar-se mais frequentes, afetando cerca de 300 novos pacientes todas as semanas no Reino Unido. Atualmente, a DMRI e doenças semelhantes não têm tratamentos eficazes.

Neste novo estudo, publicado no International Journal of Molecular Sciences, os investigadores usaram uma técnica de imagem recém-desenvolvida, chamada microscopia eletrónica de digitalização facial em bloco serial, para reconstruir digitalmente os tecidos oculares da retina externa em alta resolução. Trata-se da primeira vez que esta tecnologia foi usada para recriar totalmente as células da retina e poderá fornecer novos insights sobre as causas das doenças que provocam cegueira irreversível.

Saiba mais aqui.

6 Janeiro 2021
Oftalmologia

`

Notícias relacionadas

Curso de Anatomia e Cirurgia de Órbita decorre em setembro

No próximo dia 23 de setembro realiza-se o curso pós-graduado de Anatomia e Cirurgia de Órbita – Hands-on Cadaver Dissection, na Nova Medical School - Faculdade de Ciências Médicas, em Lisboa. Este curso será organizado numa parceria entre a Unidade de Órbita do Hospital CUF Descobertas e o Departamento de Anatomia da Faculdade de Ciências Médicas da Nova Medical School/Faculty of Medical Sciences.

Ler mais 3 Agosto 2022
AtualidadeEventos e FormaçãoOftalmologia