Hipermetropia infantil e o funcionamento dos olhos destas crianças

Imagem da notícia: Hipermetropia infantil e o funcionamento dos olhos destas crianças

A visão é vital nos primeiros anos de vida. É a visão que estimula a comunicação e nos auxilia nos primeiros momentos, contribuindo de forma muito vincada para o nosso desenvolvimento e independência enquanto criança.

Foi a pensar na importância do diagnóstico e do tratamento que a ClinsBorges – Centro oftalmológico especializado, destacou num artigo como a hipermetropia em crianças continua a ser um dos maiores desafios da atualidade, graças ao desconhecimento dos seus perigos e, de que forma a família pode ter um papel decisivo no seu diagnóstico e tratamento.

Algumas destas condições visuais, quando não tratadas devidamente, podem resultar “em défices visuais que não serão corrigidos pela perda da janela de desenvolvimento global infantil, apesar das campanhas e partilha de informações por parte da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia, e diversos especialistas”, lê-se.

Segundo se pode ler no referido artigo “a hipermetropia, enquanto erro refrativo, origina sérias dificuldades para o olho focar os raios de luz. Uma criança que sofra de hipermetropia ocular está em constante esforço visual para ver com nitidez, sentindo deste modo mais dificuldade na visão ao perto do que na visão ao longe”.

A importância deste diagnóstico é transversal tanto a pais como a profissionais, daí ser importante a sua referenciação de forma atempada.

Pode ler a respetiva informação na íntegra na página da ClinsBorges.

3 Maio 2021
Oftalmologia

PUBLICIDADE
|MIDO 2022
`

Notícias relacionadas