Estudo mostra que óculos de filtro azul “não reduzem” o desconforto ocular

Imagem da notícia: Estudo mostra que óculos de filtro azul “não reduzem” o desconforto ocular

“As lentes com bloqueio azul não alteraram os sinais ou sintomas de tensão ocular com o uso do computador em relação às lentes transparentes padrão”, são as conclusões de um estudo científico publicado no American Journal of Ophthalmology.

O teste “duplamente marcado, randomizado e controlado”, teve como finalidade “investigar se as lentes de bloqueio azuis são eficazes para reduzir os sinais e sintomas oculares de tensão ocular associados à utilização de computadores”.

Numa análise primária, “não foi encontrado qualquer efeito significativo para o tipo de intervenção (positiva ou negativa, p=0,164) e tipo de intervenção de optometria (blue-blocking ou clear lens, p=0,304). Para a pontuação de sintomas de tensão ocular, “não foram encontradas diferenças para a advocacia (p=0,410) ou tipos de lentes de óculos (p=0,394)”, assim como, “não foram documentados eventos adversos”.

Para a realização deste estudo 120 utilizadores de computadores sintomáticos foram “atribuídos aleatoriamente (1:1) “positivo” ou “negativo” a um clínico, a defender ou não a defender, a intervenção através de um vídeo pré-gravado”.

Os participantes receberem aleatoriamente “óculos claros (placebo) ou de bloqueio azul”. Todos os participantes foram “levados a acreditar que tinham recebido uma intervenção ativa”.

As conclusões do estudo sobre a eficácia de lentes com bloqueio de luz azul indicam que “não houve alterações dos sinais ou sintomas de tensão ocular” com o uso do computador em relação às lentes transparentes padrão.

31 Maio 2021
AtualidadeLentes e EquipamentosOftalmologia

`

Notícias relacionadas

Programa Vision as Needed na Damaia

A OneSight EssilorLuxottica Foundation e a Cáritas Portuguesa dão continuidade ao Programa “Vision as Needed”, desta vez em Lisboa. Na passada sexta-feira (21 junho), pelas 10h30, na Cáritas Paroquial da Damaia decorreram ações de rastreio, seguindo-se, no dia 27, as consultas para os que evidenciarem necessidade de óculos.

Ler mais 24 Junho 2024
Oftalmologia

Consumo de drogas poderá causar deficiência visual

Gerardo Gleason, especialista mexicano em tecnologia para cirurgias oftalmológicas, alertou que “o consumo de substâncias psicoativas, naturais ou sintéticas, que atuam no sistema nervoso gerando alterações nas funções que regulam pensamentos, emoções e comportamento, aumentam as hipóteses de deficiência visual ou cegueira”, revela a Lusa.

Ler mais 21 Junho 2024
Atualidade

OftalPro completa 15 anos

A revista dirigida aos profissionais da oftalmologia alcança em 2024 o seu 15º aniversário. Nascida em 2009, a OftalPro publicou já 65 edições da sua revista, vincada pela aposta na publicação em papel, sem nunca descurar o contacto mais direto e imediato proporcionado pelas novas tecnologias que avançaram na sociedade desde a sua criação.

Ler mais 20 Junho 2024
Atualidade