Rastreio da ambliopia realizado uma vez aos 3-4 anos é altamente efetivo

Imagem da notícia: Rastreio da ambliopia realizado uma vez aos 3-4 anos é altamente efetivo

De acordo com um estudo, recentemente publicado na revista BMJ Open Ophalmology, o rastreio da ambliopia, quando realizado uma vez aos 3-4 anos, reduziu para 0,29% a prevalência da ambliopia, após o diagnóstico e tratamento (alta efetividade do tratamento de novos diagnósticos).

Para chegar a esta conclusão, os investigadores submeteram a uma avaliação oftalmológica completa 2300 crianças, sem rastreio prévio, com 3-4 anos de idade a frequentar a escola (91% das crianças desta idade frequentam a escola em Portugal).

Em maio de 2014, iniciou-se um projeto de prevenção da ambliopia em Braga, do qual Sandra Guimarães foi mentora, e que se expandiu para mais cinco municípios adjacentes em 2016. Todas crianças de 3 e 4 anos (de escolas públicas e privadas) foram convidadas pelos seis municípios para uma avaliação oftalmológica completa no Hospital de Braga.

Este programa foi um dos pilares da Tese de Doutoramento que Sandra Guimarães concluiu em novembro 2018, na Universidade do Minho, tendo sido distinguida com classificação máxima com unanimidade pelo júri.

Pode ler com mais detalhe o estudo levado a cabo em Portugal por Sandra Guimarães, coordenadora do Serviço de Oftalmologia do Hospital Escola da Universidade Fernando Pessoa, na revista OftalPro 53.

30 Julho 2021
OftalmologiaRevista

PUBLICIDADE
|MIDO 2022
`

Notícias relacionadas

Programa PECIR disponibiliza formação online

Em associação com o CIRP, o PECIR é um “programa de formação em córnea e cirurgia implanto-refrativa” que tem por “base teórica um conjunto de temas que estão disponíveis numa plataforma on-line”. O conteúdo é disponibilizado online pela SPO Jovem.

Ler mais 17 Setembro 2021
AtualidadeEventos e FormaçãoOftalmologia