Implante cerebral de prótese visual entra em ensaio clínico

Imagem da notícia: Implante cerebral de prótese visual entra em ensaio clínico

A publicação online Vision Monday, adianta que este sistema de visão artificial é “o primeiro sistema deste tipo, conhecido como Prótese Visual Intracortical (ICVP), um “implante que se conecta diretamente ao córtex visual do cérebro, desviando da retina e dos nervos ópticos.

O sistema de implantes foi desenvolvido por uma equipa multi-institucional liderada por Philip R. Troyk, diretor executivo do Pritzker Institute of Biomedical Science and Engineering do Illinois Institute of Technology.

A publicação refere que “uma vez que muitos indivíduos afetados pela cegueira total não têm retinas ou nervos ópticos intactos, mas retêm o córtex visual – a área do cérebro que permite que as pessoas vejam – uma prótese visual intracortical pode ser a única ajuda sensorial visual avançada possível da qual eles podem se beneficiar”.

O Sistema de Prótese Visual é o “primeiro implante visual intracortical a usar um grupo de estimuladores sem fio miniaturizados totalmente implantados para ajudar a explorar se indivíduos sem visão podem visualizar imagens renderizadas em tempo real por meio da perceção visual”.

Nos últimos dois anos, durante a fase pré-clínica, os investigadores da Illinois Tech trabalharam com cirurgiões para “desenvolver e melhorar procedimentos cirúrgicos” estando “preparada para implantar cirurgicamente os dispositivos”. O objetivo, durante a fase clínica, é poder “testar se esse dispositivo proporcionará aos participantes do estudo uma capacidade aprimorada de navegar e realizar tarefas básicas de orientação”.

A investigação representa o “culminar de quase três décadas de pesquisas da Illinois Tech, dedicadas a fornecer visão artificial para pessoas com cegueira devido a doenças oculares ou traumas”.

8 Setembro 2021
AtualidadeOftalmologia

`

Notícias relacionadas

FMUC lança projeto de literacia em saúde

“As vacinas e nós” é o tema de um projeto de literacia em saúde promovido pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), com a colaboração do Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra (UC).

Ler mais 8 Agosto 2022
AtualidadeCuriosidade

Curso de Anatomia e Cirurgia de Órbita decorre em setembro

No próximo dia 23 de setembro realiza-se o curso pós-graduado de Anatomia e Cirurgia de Órbita – Hands-on Cadaver Dissection, na Nova Medical School - Faculdade de Ciências Médicas, em Lisboa. Este curso será organizado numa parceria entre a Unidade de Órbita do Hospital CUF Descobertas e o Departamento de Anatomia da Faculdade de Ciências Médicas da Nova Medical School/Faculty of Medical Sciences.

Ler mais 3 Agosto 2022
AtualidadeEventos e FormaçãoOftalmologia