Implante cerebral de prótese visual entra em ensaio clínico

Imagem da notícia: Implante cerebral de prótese visual entra em ensaio clínico

A publicação online Vision Monday, adianta que este sistema de visão artificial é “o primeiro sistema deste tipo, conhecido como Prótese Visual Intracortical (ICVP), um “implante que se conecta diretamente ao córtex visual do cérebro, desviando da retina e dos nervos ópticos.

O sistema de implantes foi desenvolvido por uma equipa multi-institucional liderada por Philip R. Troyk, diretor executivo do Pritzker Institute of Biomedical Science and Engineering do Illinois Institute of Technology.

A publicação refere que “uma vez que muitos indivíduos afetados pela cegueira total não têm retinas ou nervos ópticos intactos, mas retêm o córtex visual – a área do cérebro que permite que as pessoas vejam – uma prótese visual intracortical pode ser a única ajuda sensorial visual avançada possível da qual eles podem se beneficiar”.

O Sistema de Prótese Visual é o “primeiro implante visual intracortical a usar um grupo de estimuladores sem fio miniaturizados totalmente implantados para ajudar a explorar se indivíduos sem visão podem visualizar imagens renderizadas em tempo real por meio da perceção visual”.

Nos últimos dois anos, durante a fase pré-clínica, os investigadores da Illinois Tech trabalharam com cirurgiões para “desenvolver e melhorar procedimentos cirúrgicos” estando “preparada para implantar cirurgicamente os dispositivos”. O objetivo, durante a fase clínica, é poder “testar se esse dispositivo proporcionará aos participantes do estudo uma capacidade aprimorada de navegar e realizar tarefas básicas de orientação”.

A investigação representa o “culminar de quase três décadas de pesquisas da Illinois Tech, dedicadas a fornecer visão artificial para pessoas com cegueira devido a doenças oculares ou traumas”.

8 Setembro 2021
AtualidadeOftalmologia

PUBLICIDADE
|MIDO 2022
`

Notícias relacionadas

Programa PECIR disponibiliza formação online

Em associação com o CIRP, o PECIR é um “programa de formação em córnea e cirurgia implanto-refrativa” que tem por “base teórica um conjunto de temas que estão disponíveis numa plataforma on-line”. O conteúdo é disponibilizado online pela SPO Jovem.

Ler mais 17 Setembro 2021
AtualidadeEventos e FormaçãoOftalmologia