SPO recomenda a não utilização de biosimilares não testados na prática clínica

Imagem da notícia: SPO recomenda a não utilização de biosimilares não testados na prática clínica

Através de um comunicado, publicado no dia 27 de setembro, no seu site, a Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) recomenda a não utilização de biosimilares não testados na prática clínica em oftalmologia.

No comunicado pode ler: “A introdução na prática clínica dos medicamentos com ação anti-VEGF foi uma das maiores revoluções na Oftalmologia a nível mundial. São medicamentos que são injetados no vítreo e permitiram diminuir significativamente a taxa de cegueira e de perda grave de visão a nível mundial na última década. São aplicados no tratamento de várias doenças, nomeadamente na retinopatia diabética, na degenerescência macular da idade, nas oclusões venosas, ou na neovascularização associada à miopia. Em Portugal estão a ser utilizados o Ranibizumab, o Aflibercept, o Brolucizumab, e o Bevacizumab (off-label).  Todos estes medicamentos foram testados em ensaios clínicos multicêntricos internacionais e mostraram segurança e eficácia.

Tendo tomado conhecimento que está a ser ponderada a utilização de biosimilares do Bevacizumab sem que tenham sido testados previamente para avaliação da sua eficácia e segurança para tratamento intraocular, a SPO manifesta sua grande preocupação com a segurança dos doentes e RECOMENDA A NÃO UTILIZAÇÃO DE BIOSIMILARES NÃO TESTADOS NA PRÁTICA CLÍNICA EM OFTALMOLOGIA”.

30 Setembro 2021
AtualidadeOftalmologia

`

Notícias relacionadas

Projeto inovador da ULS Santa Maria destacado a nível mundial

O projeto pioneiro da Unidade Local de Saúde de Santa Maria (ULSSM) para rastreio de glaucoma através de um programa de inteligência artificial foi eleito para abrir os trabalhos do Congresso Mundial dos Hospitais, que decorrerá em setembro, no Rio de Janeiro.

Ler mais 21 Agosto 2024
Oftalmologia

Partimos para umas breves férias

Este ano, colocamos uma pausa nas nossas publicações, para gozarmos umas curtas, mas merecidas férias. Voltamos na próxima semana, cheios de energia para preparar novos conteúdos para si.

Ler mais 12 Agosto 2024
Atualidade