GER alerta para problemas de visão

Imagem da notícia: GER alerta para problemas de visão

Com a campanha #sejáviutemdeirver, o Grupo de Estudos da Retina de Portugal pretende alertar para os problemas relacionados com a visão, sensibilizando para a necessidade de um acompanhamento médico adequado.

Segundo publicação, o GER sublinha que “as consultas periódicas ajudam a detetar problemas de visão precocemente, muitas vezes antes de se tornarem percetíveis aos seus olhos”. ​

Nesse sentido, o Grupo de Estudos da Retina de Portugal aconselha a “agendar já o seu exame ocular com o seu médico oftalmologista”, no sentido de prevenir a progressão de uma possível doença ou sintomatologia. “Existe uma tendência natural do ser humano para se adaptar ao desconforto e perda visual. Não ignore os sintomas. Se já viu, tem de ir ver!​”, ressalva o GER nas suas publicações.

O Grupo de Estudos da Retina de Portugal é presidido por Ângela Carneiro e tem como coordenadores dos grupos de Belmira Beltran, João Figueira, Teresa Quintão, Paulo Rosa, João Nascimento.

Com a denominação “AOGER — ASSOCIAÇÃO DE OFTALMOLOGISTAS PARA O ESTUDO DA RETINA”, a Associação propõe-se “contribuir para a melhoria dos cuidados de saúde na área da patologia vítreo-retiniana, posicionando-se como grupo de reflexão e debate, promoção e divulgação na área da retina e vítreo, tendo como alvos a comunidade oftalmológica, as organizações no âmbito da saúde, os doentes e associações de doentes com patologia vítreo-retiniana e a comunidade médica nacional”.  

6 Outubro 2021
AtualidadeOftalmologia

`

Notícias relacionadas

Programa Vision as Needed na Damaia

A OneSight EssilorLuxottica Foundation e a Cáritas Portuguesa dão continuidade ao Programa “Vision as Needed”, desta vez em Lisboa. Na passada sexta-feira (21 junho), pelas 10h30, na Cáritas Paroquial da Damaia decorreram ações de rastreio, seguindo-se, no dia 27, as consultas para os que evidenciarem necessidade de óculos.

Ler mais 24 Junho 2024
Oftalmologia

Consumo de drogas poderá causar deficiência visual

Gerardo Gleason, especialista mexicano em tecnologia para cirurgias oftalmológicas, alertou que “o consumo de substâncias psicoativas, naturais ou sintéticas, que atuam no sistema nervoso gerando alterações nas funções que regulam pensamentos, emoções e comportamento, aumentam as hipóteses de deficiência visual ou cegueira”, revela a Lusa.

Ler mais 21 Junho 2024
Atualidade

OftalPro completa 15 anos

A revista dirigida aos profissionais da oftalmologia alcança em 2024 o seu 15º aniversário. Nascida em 2009, a OftalPro publicou já 65 edições da sua revista, vincada pela aposta na publicação em papel, sem nunca descurar o contacto mais direto e imediato proporcionado pelas novas tecnologias que avançaram na sociedade desde a sua criação.

Ler mais 20 Junho 2024
Atualidade