“Saúde ocular depende das consultas regulares com o seu Médico Oftalmologista”

Imagem da notícia: “Saúde ocular depende das consultas regulares com o seu Médico Oftalmologista”

Numa semana em que se assinala o Dia Mundial da Diabetes, 14 de novembro, o alerta é atual e visa lembrar que as “principais causas de cegueira no mundo podem ser prevenidas e/ou tratadas se as populações tiverem acesso a cuidados de saúde adequados. A cada cinco segundos há um adulto a ficar cego no mundo, enquanto que a cada minuto o mesmo acontece com uma criança”.

“Cerca de 65 por cento das pessoas com deficiência visual têm 50 anos ou mais e em Portugal temos vindo a assistir a um aumento de casos de baixa visão por degenerescência macular da idade. A DMI é a principal causa de perda de visão acima dos 65 anos. Distorção das imagens, aparecimento de manchas – começa desta forma, que muitas pessoas acham normal devido à idade – mas pode levar à cegueira. A melhor forma de travar a doença é um diagnóstico precoce, por isso é tão importante fazer visitas regulares ao seu Médico Oftalmologista.” afirma Rufino Silva, Presidente da SPO. 

As causas principais de cegueira e de perda de visão irreversível, na população portuguesa, são a degenerescência macular da idade, a retinopatia diabética e o glaucoma. A “prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento atempado são possíveis e fundamentais”, tornando-se assim possível “evitar essa perda de visão que é muitas vezes irreversível e com elevados custos para o doente, sua família e para a sociedade em geral”, sublinha a SPO.

11 Novembro 2021
AtualidadeOftalmologia

PUBLICIDADE
https://www.oftalpro.pt/wp-content/uploads/2022/11/BANNER-MIDO_OPTICA-E-OFTAL.gif
`

Notícias relacionadas

Revista do mês. Os mais lidos de novembro

Com o aproximar do final do ano, revelamos as notícias mais procuradas pelos leitores na página online, destacando o conjunto de cinco artigos mais lidos de novembro da OftalPro.

Ler mais 1 Dezembro 2022
Atualidade

Oftalmologistas alertam para “Retinopatia de prematuridade”

A condição é para os especialistas “uma das principais causas de baixa visão e cegueira na infância”. A Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) alerta para o diagnóstico atempado e para o tratamento quando indicado, de modo a tentar evitar a evolução da doença.

Ler mais 29 Novembro 2022
Oftalmologia