“Saúde ocular depende das consultas regulares com o seu Médico Oftalmologista”

Imagem da notícia: “Saúde ocular depende das consultas regulares com o seu Médico Oftalmologista”

Numa semana em que se assinala o Dia Mundial da Diabetes, 14 de novembro, o alerta é atual e visa lembrar que as “principais causas de cegueira no mundo podem ser prevenidas e/ou tratadas se as populações tiverem acesso a cuidados de saúde adequados. A cada cinco segundos há um adulto a ficar cego no mundo, enquanto que a cada minuto o mesmo acontece com uma criança”.

“Cerca de 65 por cento das pessoas com deficiência visual têm 50 anos ou mais e em Portugal temos vindo a assistir a um aumento de casos de baixa visão por degenerescência macular da idade. A DMI é a principal causa de perda de visão acima dos 65 anos. Distorção das imagens, aparecimento de manchas – começa desta forma, que muitas pessoas acham normal devido à idade – mas pode levar à cegueira. A melhor forma de travar a doença é um diagnóstico precoce, por isso é tão importante fazer visitas regulares ao seu Médico Oftalmologista.” afirma Rufino Silva, Presidente da SPO. 

As causas principais de cegueira e de perda de visão irreversível, na população portuguesa, são a degenerescência macular da idade, a retinopatia diabética e o glaucoma. A “prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento atempado são possíveis e fundamentais”, tornando-se assim possível “evitar essa perda de visão que é muitas vezes irreversível e com elevados custos para o doente, sua família e para a sociedade em geral”, sublinha a SPO.

11 Novembro 2021
AtualidadeOftalmologia

`

Notícias relacionadas

Olhos vermelhos e bandeiras vermelhas

Olhos vermelhos e bandeiras vermelhas: A importância do exame oftalmológico no diagnóstico e orientação - artigo da autoria de J. Salgado-Borges. MD, PhD, FEBO - Diretor Clínico da Clinsborges, Embaixador em Portugal do TFOS (Tear Film & Ocular Surface Society) e Membro da EUDES (European Dry Eye Society).

Ler mais 3 Abril 2024
Oftalmologia

Boa Páscoa!

A equipa da OftalPro deseja-lhe um uma Páscoa feliz e muito docinha. Que este seja um momento de união e celebração

Ler mais 29 Março 2024
Atualidade