Olho Seco – Importância atual e a IPL como tratamento inovador e promissor

Imagem da notícia: Olho Seco – Importância atual e a IPL como tratamento inovador e promissor

Estima-se que mais de 20% da população portuguesa sofra nos dias de hoje da síndrome do Olho Seco, um problema de saúde que pode reduzir significativamente a qualidade de vida. Quem sofre desta doença experimenta frequentemente desafios no dia-a-dia, tais como ao utilizar um aparelho digital ou a conduzir o carro. No Inverno a sua manifestação agrava-se, uma vez que estamos perante vários fatores etiológicos: o vento no exterior, o uso de aparelhos de aquecimento, uso da máscara de proteção, entre outros.

Embora os casos comuns de olho seco sejam ligeiramente incómodos, o olho seco crónico é uma condição à qual se deve ter nos dias de hoje especial atenção.

No início de 2018 decidimos criar o primeiro Centro Integrado de Olho Seco (CIOS) no Porto, após identificarmos que esta patologia viria a ser uma das mais prevalentes no campo da oftalmologia. Com o CIOS procuramos colmatar as carências no diagnóstico e tratamento do Olho Seco e Disfunção das Glândulas de Meibómio, onde recorremos às últimas inovações tecnológicas e a tratamentos emergentes tais como o Plasma Rico em Plaquetas (Endoret) e o Thermaeye – Luz Intensa Pulsada (IPL).

Assim, neste artigo optamos por abordar a importância atual do Olho Seco e divulgar um dos métodos de tratamento mais inovador e promissor – a Luz Intensa Pulsada (ou IPL).

Leia o artigo na íntegra, na revista OftalPro 54.

2 Fevereiro 2022
OftalmologiaOpinião

`

Notícias relacionadas

A TV Ativa em cinco pontos-chave

Desde o lançamento do projeto em setembro de 2023, o oftalmologista José Salgado-Borges produziu 15 vídeos no último trimestre e preparou 45 temas, alcançando um total de 50 tópicos desenvolvidos sob a égide da TV ATIVA.

Ler mais 9 Abril 2024
Opinião