Olho Seco – Importância atual e a IPL como tratamento inovador e promissor

Imagem da notícia: Olho Seco – Importância atual e a IPL como tratamento inovador e promissor

Estima-se que mais de 20% da população portuguesa sofra nos dias de hoje da síndrome do Olho Seco, um problema de saúde que pode reduzir significativamente a qualidade de vida. Quem sofre desta doença experimenta frequentemente desafios no dia-a-dia, tais como ao utilizar um aparelho digital ou a conduzir o carro. No Inverno a sua manifestação agrava-se, uma vez que estamos perante vários fatores etiológicos: o vento no exterior, o uso de aparelhos de aquecimento, uso da máscara de proteção, entre outros.

Embora os casos comuns de olho seco sejam ligeiramente incómodos, o olho seco crónico é uma condição à qual se deve ter nos dias de hoje especial atenção.

No início de 2018 decidimos criar o primeiro Centro Integrado de Olho Seco (CIOS) no Porto, após identificarmos que esta patologia viria a ser uma das mais prevalentes no campo da oftalmologia. Com o CIOS procuramos colmatar as carências no diagnóstico e tratamento do Olho Seco e Disfunção das Glândulas de Meibómio, onde recorremos às últimas inovações tecnológicas e a tratamentos emergentes tais como o Plasma Rico em Plaquetas (Endoret) e o Thermaeye – Luz Intensa Pulsada (IPL).

Assim, neste artigo optamos por abordar a importância atual do Olho Seco e divulgar um dos métodos de tratamento mais inovador e promissor – a Luz Intensa Pulsada (ou IPL).

Leia o artigo na íntegra, na revista OftalPro 54.

2 Fevereiro 2022
OftalmologiaOpinião

`

Notícias relacionadas

ULS Santa Maria lança bases do projeto iSIGHT

Carlos Neves Martins e Mun Faria, respetivamente, presidente do Conselho de Administração e a Diretora do Serviço de Oftalmologia da Unidade Local de Saúde Santa Maria (ULSSM), visitaram as futuras instalações do projeto iSIGHT no Parque de Saúde Pulido Valente

Ler mais 28 Maio 2025
Oftalmologia

Monitorização do glaucoma é deficiente nas zonas rurais

Centenas de milhares de americanos com glaucoma não estão a receber os cuidados de que necessitam, e um novo estudo da Northwestern University sugere que a raça, os rendimentos e o local onde os doentes vivem desempenham um papel importante nessa lacuna.  

Ler mais 21 Maio 2025
Oftalmologia