Estudo: Cirurgia da catarata diminui risco de demência em idosos

Imagem da notícia: Estudo: Cirurgia da catarata diminui risco de demência em idosos

Um estudo norte-americano, publicado no jornal científico JAMA Internal Medicine, sugere que os pacientes mais velhos que são submetidos à cirurgia da catarata têm menor risco de desenvolver demência.

O estudo, denominado “Association Between Cataract Extraction and Development of Dementia”, avaliou 3.038 adultos com 65 ou mais anos de idade, com catara. A investigação mostra que os “indivíduos que fizeram cirurgia de catarata tiveram um risco menor de desenvolver demência do que aqueles que não foram submetidos à cirurgia durante um período de acompanhamento médio de cerca de oito anos, por pessoa”.

No entanto, a mesma investigação alerta para o impacto social e psicológico da saúde visual nos mais idosos: “pessoas cujas cataratas limitam sua visão podem evitar contato social, exercícios e atividades”, o que “pode acelerar o declínio cognitivo”, pode ler-se no estudo.

Veja o estudo completo aqui.

14 Fevereiro 2022
AtualidadeOftalmologia

`

Notícias relacionadas

“O glaucoma pediátrico exige uma rede que vá muito além da clínica”

A Associação Nacional de Glaucoma Pediátrico (ANGP) apoia crianças com glaucoma pediátrico e as suas famílias, numa área ainda marcada por falta de informação e acompanhamento. Em entrevista à OftalPro, a presidente Dora Rolo destaca os principais desafios em Portugal, o papel da associação e a importância da colaboração com a comunidade médica.

Ler mais 25 Março 2026
EntrevistasOftalmologia